ICEP EDITORA - E-BOOK

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Ensino Religioso na História da Educação Brasileira

Autor: Autora e Lurdes Caron

Sinto-me agradecida pelo convite e parabenizo a autora Lurdes Caron, defensora incansável do Ensino Religioso nas escolas. Se entendermos a religiosidade é uma dimensão humana, cujo cultivo busca a plena realização do ser humano, então será óbvia a contemplação deste aspecto na proposta de sua educação.

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS

Autor: Izabel Cristina Feijó de Andrade e Annabel Cristini Feijó Peres

A Psicopedagogia é um campo de busca que visa apropriar-se dos processos cognitivos, sociais, emocionais, biológicos e pedagógicos relativos à aprendizagem, a relação do sujeito aprendente e seu contexto escolar e familiar, com a finalidade de dar contribuições aos envolvidos para compreensão do processo de ensino/aprendizagem. Para tanto, o psicopedagogo busca levantar uma sequencia de fatos por meio de métodos que deixem verificar os aspectos, tanto concretos, quanto subjetivos do modo de aprender.

Formação de Professores: Contexto Histórico e Trajetórias do Ensino Religioso no Sistema Estadual Catarinense

Autor: Lurdes Caron

Fiquei extremamente contente com o convite de Lurdes Caron para prefaciar seu terceiro livro sobre a Formação de Professores para o Ensino Religioso, o que revela seu próprio propósito de vida pessoal e profissional. Considero que esse livro, é uma fonte sistematizada para outras pesquisas no campo da formação de professores de Ensino Religioso e da(s) Ciência(s) da Religião, pois traz uma descrição da história sociopolítico-cultural catarinense. Mostrou que o Estado de Santa Catarina é marcado pela influência da cultura de matriz cristã, mas que na diversidade do pluralismo cultural da sociedade brasileira, busca dialogar com as diferentes culturas e tradições religiosas, com as culturas indígenas e afrodescendentes.

Experiências e Saberes da Prática Docente do Curso de Pedagogia do USJ

Autor: Alaim Souza Neto, Alexsandra de Souza Münich, Izabel Cris

Para o século XXI espera-se que a prática pedagógica dos professores siga uma abordagem inovadora. É de nossa responsabilidade formar indivíduos inseridos numa realidade histórica, cuja prática preserve o diálogo, o trabalho coletivo, a reflexão e a criticidade. Isso porque o conhecimento não é mais duradouro, trata-se de um processo dinâmico, construído coletivamente e contextualizado para que possamos então dar sentido ao mundo. Um dos grandes desafios do nosso século é saber ler bem um mundo imerso na incerteza. É saber escolher caminhos, leituras e tratar informações para transforma-las em “conhecimento pertinente”, ou seja, aquele “capaz de situar qualquer informação em seu contexto”, como nos ensina Edgar Morin (2000, p. 15).

Educação Religiosa Escolar em Santa Catarina entre conquistas e concessões: Uma experiência ecumênica com enfoque na formação de Professores.

Autor: Lurdes Caron

É um livro marcado pela vida, feito com vida, é UM LIVRO VIDA. Nele se entrelaçam a ciência e vida. Lurdes escreve com alma, pois é uma pesquisadora que viveu e vive intensamente as discussões e reflexões presentes em sua obra. É um olhar atento, criterioso, rigoroso, mas com vivência. Não é uma escrita asséptica ou sisuda. É séria, mas comprometida com um fazer e viver realmente crítico deste componente curricular que marca a Educação Básica Nacional: O ensino religioso.

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA: CONTRIBUIÇÕES PRÁTICAS NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autor: Izabel Cristina Feijó de Andrade e Annabel Cristini Feijó Peres

A psicopedagogia Clínica busca investigar as dimensões afetivas, cognoscitivas e sociais da pessoa que apresenta alguma dificuldade de aprendizgem. Desse modo, o psicopedagogo clínico ao traçar seu plano de intervenção inicia assim um processo investigatório para compreender a dificuldade na aprendizagem, tendo como objetivo principal de reconstituir seu modo de aprender.

Educação para ambientalização curricular: diálogos necessários

Autor: Mara Lúcia Figueiredo, Antonio Fernando Silveira Guerra, Izabel Cristina Feijó de Andrade, Lucia Ceccato de Lima, Marina Patrício de Arruda e Ricardo Marcelo de Menezes

Este livro socializa os resultados do projeto " Ambientalização e sustentabilidade na Educação Superior: subsídios às políticas institucionais em Santa Catarina", realizado em oito instituições de Educação Superior de Santa Catarina. Os trabalhos aqui apresentados ampliam e enriquece os estudos brasileiros e latino americanos sobre a temática de ambientalização curricular.

Itinerários de Práticas Docentes no Ensino Superior: Saberes e Experiências

Autor: Izabel Cristina Feijó de Andrade e Marina Patrício de Arruda

O que me levou a aceitar escrever este Prefácio? A resposta a essa pergunta encontro em dois importantes e significativos aspectos: conhecimento e apreço as suas organizadoras e tema por elas escolhido para ser, nesse livro, apresentado e discutido nos capítulos que o constitui. Quanto ao primeiro aspecto, dedico e direciono minha resposta, a cada uma das organizadoras que, em diferentes tempos e espaços, compartilharam comigo momentos de suas vidas bem como estudos e pesquisas em torno de questões que nos afligiam e afligem enquanto educadoras universitárias que somos.

Formação de Professores: das Políticas Públicas para a compreensão do Ensino Religioso no Brasil

Autor: Lurdes Caron

Prefaciar esse livro “Formação de professores: das políticas públicas para a compreensão do ensino religioso no Brasil”, escrito por Lurdes Caron, muito me orgulha e, ao mesmo tempo, me desafia a pensar: qual a dimensão que se perdeu no tempo e que deixou a educação tão dura e sem sentido?. Reúne em cinco capítulos textos sobre a temática “Formação de educadores” dentro da perspectiva do trabalho do Ensino Religioso, os quais são dispostos de forma intensa e com respaldo teórico e político.

Diálogos de Saberes e Fazeres: Uma releitura dos 25 anos da trajetória da Educação Ambiental brasileira

Autor: Antonio Fernando Silveira Guerra e Mara Lúcia Figueiredo

Esse livro apresenta 25 anos de compromissos assumidos com a Educação Ambiental brasileira e que contou com o movimento provocado pelo IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense na construção participativa e mobilizadora de facilitadores das mais de 50 redes e coletivos da malha da REBEA, das CIEAs nacionais, do nosso Órgão Gestor, e dos quase 300 pontos focais, possibilitaram a sistematização dessa história uma realidade.

Trilhas e Travessias da Inclusão Escolar

Autor: Izabel Cristina Feijó de Andrade e Lurdes Caron

Vivemos um cenário onde o mundo é o maior palco para o aprendizado da Inclusão: eis um laboratório vivo e, infinitamente, rico em possibilidades de se trabalhar com as diferenças. Fazer esta conexão entre a escola e a inclusão escolar é uma utopia a caminho da realidade.

UM CURRÍCULO PENSADO E VIVIDO PARA A CRIANÇA PEQUENA: Uma educação mais natural, divertida e produtiva

Autor: Annabel Cristini Feijó Peres, Gabriela Aparecida de Oliveira e Izabel Cristina Feijó de Andrade

Este livro tem o propósito de refletir sobre o currículo na esfera da Educação Infantil a partir da perspectiva transdisciplinar. O referencial teórico aqui retratado busca uma ação docente mais significativa, a partir da abordagem em que a criança é percebida na sua complexidade social, cultural, comportamental, individual e espiritual.

Ambientalização Curricular na Educação Superior: praticar a teoria e teorizar a prática

Autor: Mara Lúcia Figueiredo, Antonio Fernando Silveira Guerra e Izabel Cristina Feijó de Andrade

Essa cartilha tem o objetivo de socializar o conhecimento gerado e o percurso metodológico desenvolvido ao longo de dois anos pelos pesquisadores do Projeto “Ambientalização e sustentabilidade na Educação Superior: subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina”. E, contribui com a identificação de indícios, subsídios e estratégias aplicáveis na gestão, no ensino, na pesquisa e na extensão ambiental nas IES.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: compartilhando saberes e fazeres

Autor: Izabel Cristina Feijó de Andrade e Lurdes Caron

É com alegria e satisfação que como prefaciadora me coloco na situação de quem tem o privilégio da prioridade da leitura do livro Educação Inclusiva: compartilhando saberes e fazeres, organizado pelas queridas professoras Izabel Cristina Feijó de Andrade e Lurdes Caron. Compartilhar saberes sobre educação inclusiva é um ato de responsabilidade e sabedoria por desvelar aspectos, que imbricados entre si, dão o tom da educação inclusiva que ocorre onde nós pisamos. Dessa forma, parabenizo as organizadoras por distribuírem o conhecimento que se constrói com tanto esmero e dedicação dentro dos Programas de pós-graduação em Educação como é o caso do PPGE-UNIPLAC.



Cursos Pós Graduação

22 Crusos

A melhor opção para quem procura novos desafios para crescer profissionalmente.

Cursos de Extensão

Cursos

Cursos para enriquecer seu currículo e ampliar seus horizontes dentro do foco de atuação profissional.

Cursos EAD

Cursos

Cursos em EAD para quem quer ingressar, se atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos e estar pronto para os constantes desafios do mercado de trabalho.

Curso de Português

Curso individual

Opção certeira para gabaritar nos concursos e para obter o domínio da linguagem padrão, tanto escrita quanto falada.

Loja ICEP

Compre seu livro usando a nossa loja virtual e receberá nosso livro rapidamente.

Editora ICEP

Editar, publicar, produzir material de apoio e obras de literatura  é  nossa meta.  Sempre com o compromisso de trabalhar pela melhoria da educação brasileira e da divulgaçao de estudos e pesquisas realizadas por professores brasileiros.

e-books

O ICEP tem como política editorial, a proposta de divulgar a produção científica dos seus docentes, alunos e parceiros por meio da publicação das suas pesquisas em forma de E-book .

 

EDUSER

Uma grande oportunidade para seu trabalhocom clientes e pacientes. a clinica Eduser trabalha com atendimento de Nutricionistas, Psicólogos, Psicanalistas, Terapeutas, Psicopedagogos e Pedagogos. A disponibilidade de horários de segunda a sábado. Venha conhecer!

Notícias do ICEP

São José 26/04/2018

Presença de Marina de Oliveira no ICEP

Marina de Oliveira (última da DIREITA) foi do ICEP no curso de Especializaçãao em Contoladoria e Auditoria Contábil e hoje, desponta como Jovem Liderança em contábeis. O ICEP parabeniza a aluna, pela

Curso de Especialização em Licitações, Compras Governamentais e Contratos

Os profissionais formados pelo ICEP tem o oportunidade de encontrar os conceitos mais atualizados sobre licitação pública e pregão, além de informações complementares e dicas sobre mercado de

Mulheres Empresárias de Santa Catarina:
um destaque nacional

Izabel Cristina Feijó de Andrade e Marianne Cristine Feijó Tonoli são apenas duas entre centenas de empreendedoras de Santa Catarina que fincaram suas marcas na Gestão Empresarial. E a tendência é que

Evento reúne gestores de escolas e cria núcleo voltado para educação

Palestra ministrada pela Dra. Wanderléa Pereira Damásio Maurício do USJ, abordou as dimensões da gestão escolar, reuniu gestores, diretores e coordenadores de escolas de São José e região na última

Depoimentos

Opiniões de quem faz parte dessa familia
Aluno

Por conhecer a qualidade do ensino do ICEP, fiz minha Especialização em Controladoria e Auditoria Contábil, e, desde então,

Professor

A Oportunidade de trabalhar no ICEP na pós graduação de pericia tributária, foi muito gratificante não apenas pelas amizades

Coordenador

"Sejam bem-vindos ao ICEP! Que esse ano nos permita caminhar na direção do desenvolvimento de novas alternativas para a nossa



Siga o ICEP nas redes!