A psicopedagogia clínica é composta por duas fases: Diagnóstico e Intervenção. O diagnóstico psicopedagógico investiga possíveis causas relacionadas ao “não aprender” e às dificuldades de aprendizagem. A intervenção psicopedagógica consiste na mediação entre o sujeito e os objetos de conhecimento, introduzindo novos elementos e estratégias que visam à recuperação de conteúdos escolares avaliados como deficitários e incluindo procedimentos de orientação de estudos e atividades como brincadeiras, jogos de regras e dramatizações, sendo portanto, o psicopedagogo, um facilitador do processo de aprendizagem, levando o sujeito à descobrir suas possibilidades e favorecendo o desenvolvimento de novas habilidades.
A Arteterapia é uma proposta terapêutica para se trabalhar aspectos emocionais a partir do uso da arte, nas suas diversas expressões: pintura, escultura, música, teatro, colagem, tecelagem, entre outras. A utilização de recursos arteterapêuticos favorece a busca pelo autoconhecimento, a ampliação de consciência e o desenvolvimento pessoal. Segundo Janie Rhyne, arteterapeuta americana, “o valor terapêutico da atividade artística está tanto no processo de criação quanto nas possibilidades de reflexões e elaborações posteriores sobre os trabalhos realizados”. Dessa forma, a arte se apresenta como a porta de entrada para a subjetividade, permitindo que cada pessoa expresse seus conteúdos de forma espontânea, sem se preocupar com a questão estética. Com a linguagem simbólica oferecida pela arte, a pessoa pode trabalhar com suas questões de diversas maneiras: construindo, desconstruindo, ampliando, recortando, moldando formas novas, enfim, tudo aquilo que sua criatividade permitir!
O reforço pedagógico ou reforço escolar consiste em práticas pedagógicas a partir das quais os alunos com dificuldades de rendimento escolar são agrupados em horários específicos para receber um atendimento “quase individual”, caracterizando-se, portanto, como atos dissociados das salas de aula. Em algumas escolas, as turmas formadas por esses alunos são denominadas “salas de recuperação paralela”. Contamos com uma Equipe de professores experientes, pedagogos e/ou psicopedadogogos. Programa desenvolvido para acompanhamento e recuperação:
NOSSA MISSÃO É CUIDAR DE VOCÊ!
Curso de Dificuldade de aprendizagem, transtornos e Síndromes
Roda de Conversa: Vamos conversar sobre Dovórcio e autoestima das mulheres?
I Simpósio Nacional de Educação: Diálogos itinerantes sobre Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem