Não, necessariamente. Porém, é importante esclarecer que o que determina a área de atuação profissional é a graduação. A pós-graduação não irá te habilitar. A Especialização, é, um estudo aprofundado monotemático sobre uma área do conhecimento. Geralmente algumas Especializações pedem pré-requisitos ou determinam o público alvo ou especificam as áreas afins.
Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios), para o Conselho Nacional de Educação do Brasil (CNE), é considerado uma especialização (pós-graduação lato sensu). Basicamente a diferença está no enfoque do curso. Geralmente o MBA relaciona-se com a preparação de executivos.
A escolha de um programa de pós-graduação pode ser uma tarefa difícil para recém-formados, ou para profissionais que já estão no mercado ou para quem decide dar um novo rumo à carreira. Antes de escolher entre cursos lato sensu -- especialização e MBA (Master in Business Administration) e stricto sensu – mestrado profissional ou acadêmico --, o profissional deve checar se o perfil do curso está adequado com seu momento na carreira e suas expectativas profissionais.
Sim, o curso de Tecnólogo é considerado um curso de Educação Superior e assim, todos podem seguir seus estudos com Mestrado ou Doutorado.
Curso de Dificuldade de aprendizagem, transtornos e Síndromes
Roda de Conversa: Vamos conversar sobre Dovórcio e autoestima das mulheres?
I Simpósio Nacional de Educação: Diálogos itinerantes sobre Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem