Notícias
 

SAÚDE INTEGRAL: DIA MUNDIAL DA SAÚDE

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, uma data criada com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde. A Saúde Pessoal é resultado da emergência da relação entre seis níveis de saúde que formam a complexidade da natureza humana: a Saúde Física, a Saúde Emocional, a Saúde Mental, a Saúde Espiritual .a Saúde Ambiental, a Saúde Social, e a Saúde Física corresponde aos cuidados necessários para a conquista do bem estar físico no que concerne a alimentação que refere-se à atenção com a qualidade dos alimentos ingeridos e da água que se bebe.a respiração correspondente à importância da qualidade do ar que se respira e à qualidade dessa respiração. Os exercícios físicos para manter o corpo em movimento, saudável e fortalecido. Os hábitos de higiene para os cuidados com o corpo, com a água, com os alimentos ingeridos e com os resíduos produzidos.
A Saúde Emocional corresponde aos cuidados necessários para a conquista do bem estar emocional. As emoções envolvem e determinam as nossas ações e comportamentos ou a maneira como expressamos nossas atitudes no mundo.
A Saúde Mental envolve os cuidados necessários para a conquista do bem estar dos nossos pensamentos que conduzem às ideias, à expressão, à intenção e à concentração. A mente presente, consciente em cada ação que se pratica, pode evitar a preocupação e, conseqüentemente, o estresse. A mente presente no ato da ação, seja ela de comer, estudar, conversar etc., permite a consciência da ação, a qualidade da percepção e o aprendizado constante com os erros e acertos de cada comportamento.
A Saúde Espiritual corresponde aos cuidados necessários para a integração entre as pessoas, a natureza e o universo. Os momentos de silêncio, reflexão, contemplação, meditação e oração propiciam a conexão com o mundo espiritual e o aprendizado por meio da intuição.
A Saúde Social é resultado da emergência da relação entre a Saúde Pessoal e os Sistemas Urbanos, tendo como ponto de partida o Saneamento Básico que conformam a dinâmica da vida urbana e determinam a qualidade do viver e conviver em sociedade. O transporte público, o abastecimento de alimentos e produtos de consumo, os espaços públicos e os ambientes de esporte, lazer, convivência com a natureza, convivência entre as pessoas, o sistema de comunicação, sistemas educacionais, sistemas de saúde, entre outros.
A Saúde Ambiental abrange a Saúde Social e a Sustentabilidade, destacando que a Sustentabilidade é percebida pela visão complexa e interdependente entre os ecossistemas, as sociedades humanas e as múltiplas dimensões presentes na realidade, valorizando a diversidade de saberes e culturas, e a contextualização de conceitos fundamentais como qualidade de vida.
A presença desses momentos, no cotidiano, permite a integração dos níveis de saúde, construindo, de forma harmoniosa e consciente, a relação Espírito/Matéria o que nos leva a perceber a Saúde Integral que é resultado da emergência dessa integração. Este conceito de saúde é definido pela relação interdependente entre a pessoa, a sociedade que ela pertence e os ecossistemas que essa sociedade integra. É o elo essencial para a construção e manutenção de relações sustentáveis entre a pessoa, a sociedade e o planeta Terra, construindo o Caminho da Beleza.

 

 


 

 

 


Outras notícias Cursos




 
 




2015 © lCEP | Todos os direitos reservados.
R. ADHEMAR DA SILVA - 906 - ED. SCHWEITZAER - SALA 02
Kobrasol - São José - SC


Criado por: Nav D Digital.