A Revista GEPESVIDA é fruto da iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Vida sustentável que a partir do ano de 2015 se encorajou em publicar construções reflexivas de alunos, mestrandos professores e estudiosos da interdisciplinaridade/transdisciplinaridade. Nossa missão, como professores e ex-professores universitários, é mostrar a importância de se considerar a interdependência entre áreas que aparentemente diferentes, se complementam como Educação, Saúde e a Vida. Consideramos que o problema universal dos saberes desunidos, divididos, compartimentados confronta-se a educação do futuro, tendo em vista uma inadequação cada vez mais profunda e grave ao desconsiderar que nossos problemas são “cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetários”. (MORIN, p. 35-36, 2000).
Esta revista publica semestralmente artigos, resenhas e relatos com o propósito de servir como veículo de disseminação de informação para comunidade acadêmica, profissionais e sociedade em geral. Fundamentados pelas orientações de Edgar Morin incentivamos o desenvolvimento de pesquisas e estudos que tratem questões complexas dentro de uma visão sistêmica da vida ao entrelaçar os campos de da saúde, educação, direitos humanos, justiça social, proteção ao meio-ambiente, modelos de gestão escolar, empresarial e a própria economia que tem relação com os sistemas vivos, principalmente, com os sistemas sociais.
O periódico eletrônico Revista GEPESVIDA [ISSN 2447-3545], é uma publicação oficial que desde 2019 vincula-se à grupos de estudos e pesquisas institucionais e que, no ano de 2022 foi classificada com o estrato B1 pelo portal Webqualis. Esse resultado foi alcançado por meio do esforço de professoras e pesquisadores que atuam na revista divulgando a importância da pesquisa e escrita acadêmica para a popularização da ciência. Nesse sentido, nossa atenção está sempre voltada ao entrelaçamento de diferentes áreas do conhecimento pois a rede é padrão comum a toda vida. Onde quer que se veja vida, vê-se redes. (CAPRA, 2004). ISSN: 2447-3545 - Ano de criação: 2015 Avaliada pelo sistema Periódicos Qualis (quadriênio 2017-2020): B1 Indexada pelo Latindex a partir de 2019: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida Indexada pelo Diadorim a partir de 2020: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2197 Indexada pelo Miguelim a partir de 2024 https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7071
|