ELEMENTOS DE ARTICULAÇÃO: MISSÃO, VISÃO, VALORES E A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Ana Vitória Sandoval Ferreira

Resumo


O presente artigo objetiva interrelacionar a identidade organizacional e os conceitos de missão, visão e valores. A fim de apreender a interrelação entre os conceitos, foram estabelecidos dois objetivos complementares: a conceituação dos quatro conceitos, de modo claro e didático, por meio de revisão bibliográfica e a abordagem dos possíveis problemas que ocorrem na elaboração prática da missão, visão e valores nas organizações. Mediante análise bibliográfica e reflexões acerca do tema, conclui-se que missão, visão e valores atuam como estruturas de criação e manutenção da identidade organizacional. Desse modo, torna-se necessário voltar a atenção para a elaboração destes três conceitos na prática organizacional para evitar problemas relacionados à coesão grupal, à identidade organizacional.

Palavras-chave


Missão. Visão. Valores. Identidade Organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ao estudo da psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. Capítulo 14 – Identidade, p. 206-219.

CALDAS, M. P.; JR. WOOD, T.; Transformação e Realidade Organizacional. Uma Perspectiva Brasileira. São Paulo. Editora Atlas, 1999. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Acessado em: 18 de jul. de 2015. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/ FERREIRA, A. B. H.; Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª Ed. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira, 1986. FREITAS, M. E.; Cultura Organizacional: Identidade, sedução e carisma?. 4ª Ed. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2005.

REVISTA EDUICEP- ano 2016

ISSN: 2447-2255 – Volume 1 – ano 1 Página 51

www.icepsc.com.br

FREITAS, M. E.; Cultura Organizacional: Formação, Tipologias e Impacto. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.

JACQUES, M. G.; Identidade e trabalho: uma articulação indispensável, In: TAMAYO, A.; BORGES-ANDRADE, J.; CODO, W. (org): Trabalho, organizações e cultura. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, Coletâneas da Anpepp, nº11, 1996, p. 21-26.

MACHADO, Denise S. Filosofia Institucional: Missão – Visão – Valores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monografia de conclusão de curso – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. 119p.

MACHADO, Hilka V.; A Identidade e o Contexto Organizacional: Perspectivas de Análise. RAC, Edição Especial 2003: 51-73

MACHADO-DA-SILVA, C. L.; NOGUEIRA, E. E. S.; Identidade Organizacional: um Caso de Manutenção, outro de Mudança. RAC, p.35-58, 2001.

MEDEIROS E. V.; TEIXEIRA, E. P.; Estudo comparativo sobre Missão, Visão e Valores Empresariais e a Política Ambiental estabelecida pela NBR ISO série 14000. São Paulo Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos Ltda. Acessado em: 18 de jul. de 2015. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

OLIVEIRA, Áurea F. Identificação Organizacional. In: SIQUEIRA, M. M. M. E cols. Medidas do comportamento organizacional. Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 179-188.

OLIVEIRA, Larissa S. A., Os Conceitos de Missão, Visão e Valores como Parte Essencial no Desenvolvimento dos Colaboradores Focando em Resultados de Longo Prazo. 2009. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário UNA. Departamento de Gestão Estratégica de Pessoas, Belo Horizonte, 2009.

OLIVEIRA, Waldemar; Valores, Crenças, Missão, Visão e Política de Qualidade. In: MELLO, J; CAMERGO, M. Qualidade na saúde, São Paulo: Editora Best Seller, 1998, p.59-67.

Online Etymology Dictionary. Acessado em: 18 de jul. 2015. Disponível em: http://www.etymonline.com/

ROSSI, C. A. V.; LUCE, F. B.; Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico baseado em 10 anos de experiência. In: Encontro Anual Da Anpad, 26., 2002, Salvador.Anais... Salvador: ANPAD, 2002. 1 CD

SCORSOLINI-COMIN, F.; Missão, Visão e Valores como Marcas do Discurso nas

REVISTA EDUICEP- ano 2016

ISSN: 2447-2255 – Volume 1 – ano 1 Página 52

www.icepsc.com.br

Organizações de Trabalho. PSICO. Porto Alegre: PUCRS, v.43, nº3, 2012, p.325-333.

TERENCE, A. C. F.; Planejamento Estratégico como Ferramenta de Competitividade na Pequena Empresa: Desenvolvimento e Avaliação de um Roteiro Prático para o Processo de Elaboração do Planejamento. Dissertação de Mestrado - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Produção, São Paulo, 2002.

VASCONCELLOS FILHO, P.; PAGNONCELLI, D.; Construindo estratégias para vencer: um método prático, objetivo e testado para o sucesso de sua empresa. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier, 2001. 370p.

ZANELLI, J.C.; SILVA, N.; Interação Humana e Gestão: A construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.