OS ESTUDOS SOBRE TRAJETÓRIA DOCENTE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EXPLORAÇÕES DOS USOS DA TEORIA BOURDIESANA EM TESES DE DOUTORADO

Mónica de la Fare, Greyce Hoffman Lopes, Julia Fernandes da Costa

Resumo


Apresentamos neste artigo resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica em andamento, que interroga os usos teórico-metodológicos do conceito de trajetória na pesquisa em Educação no Brasil a partir da análise de publicações e de teses de doutorado divulgadas em repositórios institucionais, correspondentes ao período 2010-2015. Para este artigo restringimos nosso estudo às teses de doutorado que investigam a trajetória profissional de docentes e, em particular, a aquelas que utilizam como referencial teórico a partir da perspectiva bourdiesana. A Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, especialmente os constructos teóricos de trajetória e campo constituem os conceitos centrais da pesquisa. A partir dessa perspectiva analisamos as diferenças entre a “ilusão biográfica” e o uso que esse autor propõe para estudar a trajetória num espaço social. Esta investigação permitiu achar sete teses de doutorado divulgadas, no período delimitado para este estudo, que analisam a trajetória profissional de docentes. Desse conjunto, quatro fazem referência ao uso da teoria bourdesiana e utilizam os conceitos de Bourdieu de maneiras distintas. Ademais, predomina o uso da abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas, muitas vezes combinada com a análise de documentos. 


Palavras-chave


trajetória – pesquisa - educação.

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