OS ESTUDOS SOBRE TRAJETÓRIA DOCENTE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EXPLORAÇÕES DOS USOS DA TEORIA BOURDIESANA EM TESES DE DOUTORADO
Resumo
Apresentamos neste artigo resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica em andamento, que interroga os usos teórico-metodológicos do conceito de trajetória na pesquisa em Educação no Brasil a partir da análise de publicações e de teses de doutorado divulgadas em repositórios institucionais, correspondentes ao período 2010-2015. Para este artigo restringimos nosso estudo às teses de doutorado que investigam a trajetória profissional de docentes e, em particular, a aquelas que utilizam como referencial teórico a partir da perspectiva bourdiesana. A Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, especialmente os constructos teóricos de trajetória e campo constituem os conceitos centrais da pesquisa. A partir dessa perspectiva analisamos as diferenças entre a “ilusão biográfica” e o uso que esse autor propõe para estudar a trajetória num espaço social. Esta investigação permitiu achar sete teses de doutorado divulgadas, no período delimitado para este estudo, que analisam a trajetória profissional de docentes. Desse conjunto, quatro fazem referência ao uso da teoria bourdesiana e utilizam os conceitos de Bourdieu de maneiras distintas. Ademais, predomina o uso da abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas, muitas vezes combinada com a análise de documentos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. Sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.
________. Razones Prácticas. Sobre la teoría de la acción. Traducción: Thomas Kauf. . 4ªed. Barcelona: Anagrama, 1997.
________. Autonálisis de un sociólogo. Traducción: Thomas Kauf. Barcelona: ed Anagrama, colección Argumentos 2004.
BOURDIEU, Pierre.; WACQUANT, L. Una invitación a la sociología reflexiva. Traducción: Ariel Dilon. Buenos Aires: Siglo XXI. 1ª ed. - Buenos Aires: Siglo XXI. Editores Argentina, 2005.
CATANI, Afrânio; CATANI, Denise; PEREIRA, Gilson. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos na área. Revista Brasileira de Educação nº 17, maio/jun/jul/ago, 2001.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr 2006
KROEFF, Maria Bernadette. Histórias de vida: trajetórias de professoras no cenário político de Porto Alegre – perfis (auto) biográficos no mundo contemporâneo. Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
LOBO, Andréa Maria Favilla. Experiência e formação: o fazer teatral nas trajetórias docentes. Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Escolar.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
LOURENÇO, Elaine. Professores de História em cena: trajetórias de docentes na escola pública paulista – 1970-1990. Programa de Pós-Graduação em História Social. Universidade de São Paulo, 2011.
NASCIMENTO, Cecília Vieira do. Caminhos da docência: Trajetórias de mulheres professoras em Sabará – Minas Gerais (1830-1904). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.
SILVA, Fabiane Ferreira da. Mulheres na ciência: vozes, tempos, lugares e trajetórias. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande Rio Grande: FURG, 2012.
SOARES, Wilson José. Trajetórias, formação e docência de professores de geografia em rondonópolis-mt: uma reflexão a partir de suas memórias no período de 1930 aos anos 2000. Rio Claro, SP, 2012.
TORINI, Danilo Martins. Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais. São Paulo, 2012.