RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Arlindo Rodrigo Varela, Ana Emilia Siegloch, Fernanda Novi Cortegoso Lopes, Andreia Mayer Biolchi

Resumo


No final do século XX, a humanidade começou a perceber de forma mais intensa o esgotamento dos recursos essenciais à vida e a importância vital da natureza no desenvolvimento humano. Essa conscientização resultou na realização de várias conferências ao redor do mundo, que delinearam estratégias para a preservação do meio ambiente, com destaque especial para a educação ambiental. Esse processo também colocou em evidência as discussões sobre as mudanças climáticas, uma vez que elas representam ameaças significativas tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Para discutir os principais conceitos científicos necessários à compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global e sensibilizar os estudantes quanto a importância da preservação do meio ambiente para reduzir os efeitos das mudanças climáticas foi realizado um relato de experiência com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, onde eles participaram de diversas oficinas. Observou-se que há a compreensão por parte dos estudantes sobre o que é o meio ambiente, porém eles apresentam concepção naturalista e antropocêntrica sobre o meio ambiente. Há também compreensão do que são mudanças climáticas e como elas podem afetar a vida das pessoas. Considera-se que este estudo contribuiu para aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre as mudanças climáticas e seus efeitos e proporcionou que eles desenvolvessem novas habilidades.


Palavras-chave


Sensibilização. Mudanças do Clima. Educação Ambiental.

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