MEDIAÇÃO COGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES DE REUVEN FEUERSTEIN À PSICOPEDAGOGIA

Daniele da Aparecida Alves, Aline Aparecida Perce Eugenio

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições de Reuven Feuerstein, notável pensador e teórico da mediação cognitiva, e sua relevância para a prática psicopedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, de natureza exploratória. Tratamos de apresentar a experiência da aprendizagem mediada de Feuerstein, que influenciado por suas experiências pessoais e acadêmicas, desenvolveu teorias que desafiaram o determinismo genético e as limitações de aprendizado, enfatizando a capacidade de mudança cognitiva. Essas ideias ressoam com a abordagem psicopedagógica, que valoriza a singularidade e a interação entre sujeito, conhecimento e mediador.


Palavras-chave


Psicopedagogia, Mediação, Feuerstein.

Texto completo:

PDF

Referências


ARMSTRONG, T. Inteligências múltiplas na sala de aula. Prefácio Howard Gardner. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CORCORAN, J; FEUERSTEIN, R. O professor que não sabia ler: o triunfo de um homem sobre o analfabetismo. Nova York: Livros Contemporâneos, 1992.

CRESWELL, J.W; CRESWELL, J.D. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso, março de 2021.

CUNHA, N. B. Psicopedagogia e aprendizagem: fundamentos, práticas e desafios. São Paulo: Cortez Editora, 2019.

FAGALI, E. Q. Os Sentidos da História e a “Busca das Raízes” no Processo do Aprender. Formação Psicopedagógica no “Sedes Sapientiae”, 2007.

FERNÁNDEZ, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FEUERSTEIN, R; RAND, Y; HOFFMAN, M. B. A experiência de aprendizagem mediada: uma revisão teórica. Desenvolvimento Infantil, 50(2), 417-423, 1979.

FEUERSTEIN, R; RAND, Y; HOFFMAN, M. B; MILLER, R. Não me aceite como sou: ajudando artistas "retardados" a se destacarem. Nova York: Plenum Press, 1979.

GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GINDIS, B; EIDELMAN, R. (Eds.). Reuven Feuerstein: Sua vida e obra. Springer, 2010.

LIDZ, C. S; GINDIS, B. Avaliação dinâmica na prática: aplicações clínicas e educacionais. Cambridge University Press, 2003.

LINHARES, C. F. S. A Interdisciplinaridade na Psicopedagogia. In: SCOZ, B. J. L. et al.Psicopedagogia – o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1987. p. 40-47.

LURIA, A. R. Neuropsychology of memory. Moscow: Pedagogika Publishing House;1973.

MERY, J. Pedagogia curativa, escolar e psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

NIETO, J. E. Motivacion y aprendizaje. In: J. Mayor (Ed.), Psicología de la educación. Madrid: Anaya, 1985.

VYGOTSKY, L. S. O Desenvolvimento Psicológico na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1992.

PAULA, E. M. A. T. de; MENDONÇA, F. W. Psicologia do Desenvolvimento. Ed.Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

PERES, M. R. Psicopedagogia: aspectos históricos e desafios atuais. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 3, n. 5, 2012.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Tradução de Maria Luíza Lima. Suíça: Editions Delachaux et Niestlé, 1986.

SHARAN, Y; FEUERSTEIN, R. A Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

TZURIEL, D; SHAMIR, A. Avaliação dinâmica: Uma abordagem internacional para avaliar o potencial de aprendizagem. Nova York: Guilford Press, 1997.

VYGOTSKY, L. S. O Desenvolvimento Psicológico na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Andes, 1941.