MOTIVAÇÕES E INTERSUBJETIVIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE DA VIDA: PAULO FREIRE E AS CARTAS PEDAGÓGICAS

Antonio Paulo Valim Vega

Resumo


Neste artigo, apresenta-se uma proposta de estudo e de reflexão filosófica com base nos estudos freirianos. Quanto à construção metodológica, trata-se de uma revisão bibliográfica em que estabelece-se um diálogo com a história de Paulo Freire, passando por diferentes obras e constructos teóricos, todavia se conduz a reflexão por meio de uma carta, cuja proposta veicula uma postura e modo de fazer de significativa contribuição didático-pedagógica ao ensino-aprendizagem. Nesses termos, na Carta Pedagógica, em forma de exercício e de prática da ação de escrever, com inspiração em Freire, destacam-se elementos textuais da escrita no gênero carta. Nessa proposição, realiza-se uma narrativa e um diálogo, evidenciando os elementos de sentido da Carta Pedagógica, tais como o compartilhamento de experiências, pesquisas, estudos e reflexões em torno de uma problemática capaz de motivar o leitor a uma resposta. Nas considerações finais, em continuidade ao diálogo, são descritos os espaços e tempos de construção que permitiram o estudo e o insight para a escrita deste artigo.


Palavras-chave


humanização, diálogo, cotidiano, amorosidade, solidariedade

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Referências


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