MOTIVAÇÕES E INTERSUBJETIVIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE DA VIDA: PAULO FREIRE E AS CARTAS PEDAGÓGICAS
Resumo
Neste artigo, apresenta-se uma proposta de estudo e de reflexão filosófica com base nos estudos freirianos. Quanto à construção metodológica, trata-se de uma revisão bibliográfica em que estabelece-se um diálogo com a história de Paulo Freire, passando por diferentes obras e constructos teóricos, todavia se conduz a reflexão por meio de uma carta, cuja proposta veicula uma postura e modo de fazer de significativa contribuição didático-pedagógica ao ensino-aprendizagem. Nesses termos, na Carta Pedagógica, em forma de exercício e de prática da ação de escrever, com inspiração em Freire, destacam-se elementos textuais da escrita no gênero carta. Nessa proposição, realiza-se uma narrativa e um diálogo, evidenciando os elementos de sentido da Carta Pedagógica, tais como o compartilhamento de experiências, pesquisas, estudos e reflexões em torno de uma problemática capaz de motivar o leitor a uma resposta. Nas considerações finais, em continuidade ao diálogo, são descritos os espaços e tempos de construção que permitiram o estudo e o insight para a escrita deste artigo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
DEJOURS, C., A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho, São Paulo, Cortez/Oboré, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65 ed., Rio de Janeiro. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Revista Estudos Avançados n. 15, ed. 41, 2001a.
FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2001b.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Ed. UNESP, São Paulo: 2000.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
STRECK, D., REDÍN, E., ZITIKOSKI, J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2008.