INVISÍVEIS DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Cristiane Backes Welter

Resumo


O Programa Residência Pedagógica (RP) se caracteriza como um programa federal de incentivo para a formação de professores através da CAPES que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. A Universidade de Caxias do Sul – UCS, participou de diferentes editais por entender que o RP se constituía como um campo de vivência ao licenciando mediado pela interação entre o ensino universitário, a pesquisa acadêmica e a prática de docentes nas escolas de educação básica brasileira. Este artigo analisa as regulamentações e as práticas realizadas pela UCS durante sua participação em dois editais do RP, a – a saber: Edital 001/2020 e Edital 023/2022; buscando evidenciar aspectos invisíveis na constituição docente. O referencial teórico e metodológico se concentra nos conceitos de educação para a cidadania global crítica de Carlos Alberto Torres e em dois contextos da abordagem do Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball. Concluiu-se que, no contexto da Produção do Texto Legal, que muitas temáticas de pesquisa da área de educação e da Pedagogia são invisibilizados no RP, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e desenvolvimento da educação básica brasileira. Já no contexto da prática é possível marcar o fortalecimento da autonomia dos licenciandos em Pedagogia na gestão de sala de aula e a compreensão da unidade entre conhecimentos teóricos e os saberes da práxis, a partir do desenvolvimento de atividades de pesquisa-ação nas escolas de Educação Básica parceiras no Programa RP. 


Palavras-chave


Docência, Invisíveis, Residência Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, Stephen J.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. In.: Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BALL, Stephen J.. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press. 1994.

BALL, Stephen J.. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. In: Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p.99-116, jul./dez., 2001.

BALL, Stephen J.. Educação Global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014. 270p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasil.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: . Acesso em: 03 de junho de 2015

BRASIL. Projeto de Lei do Congresso Nacional. PLN 17/2021. Brasil. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2022.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação nas constituições brasileiras. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. v.III. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

SANTIAGO, Mylene Cristina, AKKARI, Abdeljalil, MARQUES, Luciana Pacheco. Educação intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TORRES, Carlos Alberto. Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica. Caxias do Sul/RS: EDUCS, 2023.