UM OLHAR LATINO-AMERICANO SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Débora Borges Thomas

Resumo


O propósito deste artigo é refletir sobre o fenômeno da educação latino-americana na contemporaneidade em um momento de notórias turbulências conceituais, sociais, culturais, políticas e ideológicas que implicam diretamente no fazer a educação. Os diversos cenários e tendências prospectados, diagnosticados e vividos pelas pessoas têm afetado a história latino-americana, e a consciência dessa dimensão tem a ver com estratégias de crescimento e progresso social no plano educacional, de políticas educacionais de acesso e acesso de qualidade. Nesse contexto, a educação latino-americana não se limita a desenvolver capacidades científicas e técnicas, mas também tem o propósito de fortalecer o desenvolvimento sustentável em um processo de aprendizagem que prepare as pessoas para tomar decisões na sociedade, na economia, na ecologia, na equidade, além de criar condições para traçar cenários futuros, exigindo uma compreensão de como está estruturada a produção do conhecimento no mundo moderno.


Palavras-chave


educação, educação latino-americana, contemporaneidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Ana Maria Galvão de Barros; ALMEIDA JUNIOR, Fernando Frederico de. Jacques Delors e os Pilares da Educação. Revista Científica Multidisciplinar. Ano 03, Ed. 03, Vol. 02, pp. 12-25, Março de 2018.

AQUINO, Julio Groppa (Org.) Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus,1998.

BITTAR, Eduardo C. B. A Justiça de Aristóteles. Rio de Janeiro: Forense Universitária:1999.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

RISTOFF, P. José; ANDRADE, Adriana. Tendências e Desafios da Educação Brasileira. Santa Catarina: Insular, 2011.

SILVA, Renato. Ensino Superior Privado. Porto Alegre: Evangraf, 2017.