PRÉ-ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: ENTRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO

Dejair da Rosa Bento

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo fazer uma discussão sobre a visibilidade e a participação dada às crianças da pré-escola em tempo integral à luz da sociologia da infância e o pensamento de Enrique Dussel. A temática proposta está ligada ao projeto de pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação UCS. O projeto de pesquisa, pretende compreender como a proposta de pré-escola em tempo integral se articula com as práticas pedagógicas cotidianas realizadas em uma escola de ensino fundamental em Bento Gonçalves, à luz da sociologia da infância. Este trabalho utilizará a Abordagem do Ciclo de Políticas apresentado por Stephen Ball. Os resultados parciais da pesquisa realizados indicam até o momento que a pré-escola em tempo integral surge a partir de um contexto de influência e se confirma no contexto da produção do texto, pois ao verificar a legislação, é possível perceber que a educação integral ganha legitimidade no Plano Nacional de Educação e no Plano Municipal. Ao aproximar os dois campos científicos, foi possível perceber que a sociologia da infância de Sarmento (2005), Friedmann (2020), Abramowics (2022)  e a filosofia da libertação Dussel (1996), aproximam-se quando essas propõem olhar e reconhecer o outro como um ser no mundo.


Palavras-chave


sociologia da infância, filosofia da libertação, pré-escola.

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Referências


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