EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Nanci da Silva Teixeira Junqueira, Geraldo Antônio da Rosa, Nilva Lúcia Rech Stedile

Resumo


A Educação Permanente é uma Política Pública criada pelo Governo Federal Brasileiro para orientar o processo de capacitação profissional em serviço dos profissionais da saúde. Considerando isso, este estudo tem como objetivo analisar quais aspectos são dificultadores de um processo de acreditação hospitalar. Nesse sentido a Educação Permanente de Saúde (EPS) é uma estratégia importante na capacitação de profissionais da saúde que necessitam desenvolver habilidades para incorporação de uma nova base conceitual de nível internacional no cuidado em saúde. A acreditação hospitalar auxilia a promover a qualidade e a segurança da assistência na saúde. Nesse sentido, além da Organização Nacional de Acreditação (ONA), também tem trabalhado exigências de nível internacional como exemplo a Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)a qual também refina processos de trabalho e incentiva a autonomia do e envolvimento do sujeito. Este estudo é um recorte de uma tese de doutorado e trata-se de uma pesquisa-ação, realizada parte da coleta de dados no Hospital Regional do Sertão Central, a partir de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da saúde dessa instituição e tendo como aporte teórico principalmente Brasil (2014; 2018); Ausubel (1969); ACSA (2018); ONA (2020). No que concerne aos resultados, a partir das entrevistas, foram elencados como aspectos dificultadores da obtenção de uma certificação internacional por uma instituição de saúde, a partir da análise de conteúdo, de Bardin (2016): pandemia; nova base conceitual; burocracia/aumento de trabalho; falta de adesão de alguns profissionais. Destaca-se que a Educação Permanente em Saúde (EPS) mostrou-se como uma ferramenta que pode ser utilizada como condutora de processos que resultem em melhoria da qualidade na assistência em saúde. Através da educação, podem-se criar cenários propícios para incentivar a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, utilizando a EPS como estratégia de capacitação dos profissionais de forma processual e contínua.


Palavras-chave


educação permanente em saúde, qualidade em saúde, acreditação internacional, urgência e emergência.

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