ESPIRITUALIDADE ENQUANTO JORNADA PARA A TRANSCENDÊNCIA: POSSÍVEIS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA

José Antunes de Souza Pomiecinski, Geraldo Antonio Rosa

Resumo


O presente trabalho tem a intenção de aprofundar a pesquisa, discussão e reflexão sobre o processo de formação do professor no que tange seu desenvolvimento conceitual sobre si, aqui denominado – espiritualidade. Além da versão trabalhada pelas religiões, mas alcançando uma compreensão de um estado de sentir-se bem, trabalhar-se, avaliar-se, em busca e vivência de realização pessoal e profissional. Importante a diferenciação entre religiosidade e espiritualidade, uma vez que não são a mesma ação, e nem as mesmas práticas. Para este trabalho compreende-se a espiritualidade como uma possibilidade de mudança interior no ser humano, por isso a significância de um processo formativo continuado e permanente. Assim, a problemática parte de: qual possível proposta de formação de professores na América Latina pode ser construída que traga em seu eixo norteador aspectos relacionados à espiritualidade e educação? É de conhecimento comum que a relação docente e estudante pode ser desgastante e/ou realizante, como perscrutar essa seara que dê condição para relações de compartilhamento de experiências e conhecimento nestas relações. A isso denominamos uma formação na vida, isto é, continuamente avaliar-se, colocar-se em abertura ao processo dialético – o professor com sua formação e prática docente, confrontado no dia a dia de sala de aula, de burocracias escolares, de pressões psicológicas e/ou administrativas por meio da formação, continuada e permanente se torna uma síntese, ou seja, uma nova tese. A descrição de um processo de transcendência por meio de uma jornada de formação constante. Sendo este, um processo em espiral, que vai ampliando a cada ciclo avançado, jamais repetido ou terminado.


Palavras-chave


Educação, Formação de Professores, Espiritualidade, Continuada, Permanente.

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