O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar

Aline Closs, Audrilar Arruda Rodrigues Campos

Resumo


O objetivo deste estudo é conhecer dentro da perspectiva do materialismo histórico-dialético a compreensão dos profissionais da rede de atendimento do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) sobre o trabalho do Serviço Social escolar. Objetivamos especificamente conhecer a compreensão acerca da contribuição do Assistente Social em relação a infrequência escolar e sua inserção no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Para a coleta dos dados realizou-se entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com profissionais do conselho tutelar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), secretários Municipais de Educação e Assistência Social e diretora de proteção especial de média complexidade da Secretaria de Assistência Social. A partir dos dados obtidos percebe-se a necessidade de inserção do Assistente Social nas escolas de todo país, uma vez que é local de manifestação da questão social, objeto de trabalho deste profissional. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Planalto Catarinense e tem como número do parecer 1.905.386.

Palavras-chave


Assistente Social; Infrequência escolar; Educação; Adolescente

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