PRINCÍPIOS ESG E SABERES TRADICIONAIS NAS UNIVERSIDADES: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E SUSTENTABILIDADE NÃO COLONIZADORA

‎Nadine Sant’Anna ‎Beneton, Willian José Ferreira, Marcelo dos Santos Targa

Resumo


Este estudo explora como uma instituição de ensino superior pública em São Paulo implementa práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) em um de seus campi, avaliando a influência dessas práticas no ambiente acadêmico e seu papel na promoção de conhecimentos e ações sustentáveis. A pesquisa combinou revisão sistemática da literatura, observações diretas em um dos departamentos e metassíntese. Os resultados mostram que a universidade está progressivamente alinhada aos princípios ESG, com destaque para iniciativas como o Plano de Garantia de Acessibilidade e o projeto "Sacola Agro", que promovem inclusão e sustentabilidade. Além disso, a criação de um centro sustentável demonstra o compromisso da universidade com a sustentabilidade ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Considera-se que a integração dos princípios ESG com saberes tradicionais e pedagogias adaptativas pode transformar a educação ambiental nas universidades brasileiras, mitigando práticas colonizadoras e promovendo uma verdadeira sustentabilidade intercultural.


Palavras-chave


Meio ambiente; desenvolvimento sustentável; equidade; pedagogia.

Texto completo:

PDF

Referências


AL-ALWANI, Mustafa Khudhair. A model for assessing sustainability of universities in iraq. Mesopotamia Environmental Journal, v. 4, n. 2, p. 66-78, 2018. Disponível em: https://www.iasj.net/iasj/download/446f0ce078753bbb . Acesso em 3. Jul 2024.

ARAMBURU, Izaskun Agirre; PESCADOR, Irune Gómez. The effects of corporate social responsibility on customer loyalty: The mediating effect of reputation in cooperative banks versus commercial banks in the Basque country. Journal of business ethics, v. 154, p. 701-719, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10551-017-3438-1 . Acesso em 3. Jul 2024.

AROCENA, Rodrigo; SUTZ, Judith. Universities and social innovation for global sustainable development as seen from the south. Technological forecasting and social change, v. 162, p. 120399, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120399 . Acesso em 3. Jul 2024.

BARROS, Murillo Vetroni; PUGLIERI, Fabio Neves; TESSER, Daniel Poletto; KUCZYNSKI, Oksana; PIEKARSKI, Cassiano Moro. Sustainability at a Brazilian university: developing environmentally sustainable practices and a life cycle assessment case study. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 21, n. 5, 841-859, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2019-0309 . Acesso em 21. Jul 2024.

CAMARDA, Domenico; ROTONDO, Francesco; SELICATO, Francesco. Strategies for dealing with urban shrinkage: Issues and scenarios in Taranto. European Planning Studies, v. 23, n. 1, p. 126-146, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09654313.2013.820099 . Acesso em: 10. Jul 2024.

CASTRO, Pedro Pablo Cardoso; DELGADO, Clemencia Camacho. Design and implementation of a sustainability initiative from the “institutional middle”: reflection on the organisational conditions for it to thrive/or fail. Sustainable Ecological Eng. Design for Society, v. 1, p. 464, 2016. Disponível em: http://www.leedsbeckett.ac.uk/leeds-sustainability-institute/seeds-conference-2016/ . Acesso em: 20. Jul 2024

CHAVES, Raiff Ascendino Medeiros; BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega; ARAGÃO, Jônica Marques Coura; CARVALHO, José Ribamar Marques de. Gestão socioambiental no centro de educação e saúde da UFCG: uma análise à luz da agenda ambiental na administração pública. Holos, v. 6, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2020.9764 . Acesso em: 20. Jul 2024

FASSIN, Yves. The Status of CSR and Sustainability Reporting at Universities in Europe: a Survey. Journal of the Intern. Association for Business and Society, v. 1, p. 179-191, 2015. Disponível em: https://encurtador.com.br/VnKI8 . Acesso em: 20. Jul 2024.

FERREIRA, Willian Jose; RICHETTO, Kátia Celina da Silva; VEIGA, Susana Aparecida da; MOURA RIBEIRO, Maria Tereza de; GOUVEA, Erica Josiane Coelho. Math phobia and maths anxiety: multidisciplinary aproaches for a more inclusive and equitable education in Brazil. Concilium, v. 23, n. 17, p. 663-677, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53660/CLM-2205-23Q30 . Acesso em: 20. Jul 2024

FERREIRA, Willian José; TARGA, Marcelo dos Santos; RICHETTO, Kátia Celina da Silva; SPEDO, Gabriella Reis Carrer. Gamificação e educação ambiental: desafios e perspectivas para a sensibilização e mudança de atitudes rumo a um futuro sustentável. Caminhos de Geografia, v. 25, n. 100, p. 291–306, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71267 . Acesso em 20. Jul 2024.

FREIRE, Hercules Vander de Lima; ALBANESES JUNIOR, Neil Palácios; ABREU, Tânia Maria Bassetti de; TROCCOLI, Irene Raguenet; MOTTA, Paulo Roberto de Mendonça. International sustainability initiatives in universities: a bibliometric study. InterSciencePlace, v. 18, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.interscienceplace.org/index.php/isp/article/view/509 . Acesso em 20. Jul 2024.

GALLARDO-VÁZQUEZ, Dolores; FOLGADO-FERNÁNDEZ, José A. Regional economic sustainability: Universities’ role in their territories. Land, v. 9, n. 4, p. 102, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/land9040102 . Acesso em 20. Jul 2024.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73 . Acesso em: 20. Jul 2024.

HAN, Jin; CHANG, Hongmei. Development and opportunities of clean energy in China. Applied Sciences, v. 12, n. 9, p. 4783, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app12094783 . Acesso em 8. Jul 2024.

KHOSHBAKHT, Maryam; ZOMORODIAN, Mahsa; TAHSILDOOST, Mohamad. A content analysis of sustainability declaration in Australian universities. In: Proceedings of the 54th International Conference of the Architectural Science Association (ANZAScA). 2020. p. 41-50. Disponível em: https://encurtador.com.br/r7Ku3 . Acesso em: 20. Jul 2024.

LAMPROPOULOS, Ioannis; ASTARA, Olga-Eleni; SKORDOULIS, Michalis; PANAGIOTAKOPOULOU, Konstantina; PAPAGRIGORIOU, Aristidis.. The contribution of education and ICT knowledge in sustainable development perceptions: The case of higher education students in Greece. Journal of Human Resource and Sustainability Studies, v. 12, n. 1, p. 15-31, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4236/jhrss.2024.121002 . Acesso em: 10. Jul 2024.

LOZANO, Rodrigo. The state of sustainability reporting in universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 1, p. 67-78, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14676371111098311 . Acesso em: 10. Jul 2024.

MACHARIS, Cathy; KERRET, Dorit. The 5E model of environmental engagement: bringing sustainability change to higher education through positive psychology. Sustainability, v. 11, n. 1, p. 241, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11010241 . Acesso em: 10. Jul 2024.

MAYA-DRYSDALE, David William. Sustainable Local Energy Planning: The Role of Renewable Energy Scenarios. 2020.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em revista, v. 3, n. 3, p. 247-260, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24115/ S2446-6220201733385p.247-260 . Acesso em: 11. Jul 2024.

NSANBAYEVA, Nurgul. The systems method as an educative tool for sustainable architecture design on the example of solar building design. Technical Transactions, v. 118, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.37705/TechTrans/e2021026 . Acesso em: 11. Jul 2024.

ÖZCAN, Kübra Akyol. Sustainability Ranking of Turkish Universities with Different Weighting Approaches and the TOPSIS Method. Sustainability, v. 15, n. 16, p. 12234, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su151612234 . Acesso em: 10. Jul 2024.

PASCU, Radu V. Modelling a sustainable integrated management system for universities. Academic Journal of Manufacturing Engineering, v. 13, n. 2, p. 118-23, 2015. Disponível em: https://abrir.link/CSZBt . Acesso em 10. Jul 2024.

PEREIRA, Ginna Gonçalves; CORREIA, Dennis Bezerra; ALCÂNTARA, Bruno Melo de; SANTOS, Rafael Henrique Luciano dos; VASCONCELOS, Jamile Maria Pereira Bastos Lira de; VERÇOSA, Cícero Jorge; OLIVEIRA, João Paulo Camilo de; OLIVEIRA, Elias Laurindo de; LIMA, Thiago Felix de; OLIVEIRA, Bruna Almeida de; FERREIRA, Joana Dalvanira; SANTOS, Antônio Carlito Bezerra dos. Reciclar é educar: a importância do Programa de Educação Ambiental (PEAM) para a Universidade Regional do Cariri (URCA) em Crato-CE. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e4611325575-e4611325575, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.25575 . Acesso em 10. Jul 2024.

PEREIRA, José Alex Batista; GONÇALVES, Janaína Pinheiro; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; ALMEIDA, Benedito de Brito. Reflexões acerca do currículo das escolas do campo brasileiras. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, p. e6511427132-e6511427132, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27132 . Acesso em: 10. Jul 2024.

ROTONDO, Federico; GIOVANELLI, Lucia; EZZA, Alberto. Implementing sustainable innovation in state universities: Process and tools. Journal of Cleaner Production, v. 391, p. 136163, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2023.136163 . Acesso em: 10. Jul 2024.

SANDELOWSKI, Margarete; BARROSO, Julie. Handbook for synthesizing qualitative research. springer publishing company, 2006.

SANTOS, Lilian Abram dos. Pedagogia da contextualização e interculturalidade na formação de professores indígenas: entrevista com Maria do Socorro Pimentel da Silva. Tellus, p. 305-322, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i42.681 . Acesso em 3. Jul 2024.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Epistemologies of the South: Justice against epistemicide. Routledge, 2015.

UN. United Nations. Department of Economic and Social Affairs. Sustainable Development: the 17goals. Disponível em: https://sdgs.un.org/goals . Acesso em 12. Jun 2024.

VIEGA, Geise Loreto Laus; JUNIOR, David Lorenzi; GLASENAPP, Sirlei. Princípios esg: universidade como instituições condutoras ao desenvolvimento sustentável e para a sustentabilidade. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 11, p. 19907-19928, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55905/oelv21n11-071 . Acesso em: 10. Jul 2024.

VON DER PORTEN, Suzanne; DE LOË, Robert C. Collaborative approaches to governance for water and Indigenous peoples: A case study from British Columbia, Canada. Geoforum, v. 50, p. 149-160, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2013.09.001 . Acesso em 3. Jul 2024.

WANG, Xueyan; WANG, Yanlin; QU, Xiaohan; HUANG, Bing; LI, Zeming; SUN, Junjiao; WEI, Xiaoqing; YANG, Xiuying. Urban trees in university campus: Structure, function, and ecological values. Environmental Science and Pollution Research, v. 28, p. 45183-45198, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11356-021-13841-6 . Acesso em: 9. Jul 2024.