OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO NÍVEL MÉDIO MODALIDADE MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

Fabio de Almeida, Valdete de Figueiredo

Resumo


O presente artigo traz uma reflexão sobre os saberes docentes e teve como objetivo geral identificar e analisar o entendimento dos professores acerca dos saberes necessários à prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com professores que atuam no Curso de Magistério da rede pública estadual de Educação Básica, nível médio, na Serra Catarinense.  O devido curso está amparado por legislações vigentes, nos quais os dispositivos legais determinam a duração de quatro anos. De abordagem qualitativa o presente estudo teve como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas semiestruturadas, aplicado a cinco professores que lecionam as disciplinas que compõem a matriz curricular do Curso de Magistério.  A análise de dados revelou que os professores são comprometidos com o processo ensino-aprendizagem de seus educandos, porém baseiam-se nos saberes escolares relativos às suas disciplinas, em suas próprias experiências e formações profissionais. Inexiste socialização dos conhecimentos entre os docentes, o que prejudica o trabalho interdisciplinar entre as áreas do conhecimento. Os docentes assinalam a necessidade da articulação das experiências. Um dado importante identificado pelo estudo é a compreensão dos profissionais sobre a necessidade de interligar as disciplinas, contextualizar os saberes, mas fica evidente a dificuldade em praticar essa religação dos saberes

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