OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO NÍVEL MÉDIO MODALIDADE MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 33, n. 2, p. 281-295, Aug. 2007 . Disponível em. Acesso em 17 maio 2016.
ARRUDA, Marina Patricio; PORTAL, Leda Lísia Franciosi. Saberes e Fazeres Docentes: o dilema da reforma do pensamento e da prática pedagógica do educador do século XXI. Revista Percursos, Florianópolis, v. 13, n.1, p.199-209, jun.2012. Disponível em: . Acesso em: 10 de mar 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2001. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.
BRASIL. Lei nº 5692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 12 ago. 1971. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2016.
BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece As Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2016.
BRASIL. Lei nº 12796 de 04 de abril de 2013. Altera A Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, Que Estabelece As Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Para Dispor Sobre A Formação dos Profissionais da Educação e Dar Outras Providências. Brasília, 05 abr. 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2016.
FOSSATTI, Paulo; SARMENTO, Dirléia Fanfa.; GUTHS, Henrique. Saberes Docentes e a Docência na Sociedade Contemporânea: Olhares Discentes. Comunicações, [s.l.], v. 19, n. 1, p.71-85, 30 jun. 2012. Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 28, n. 1, p. 211-236, Mar. 2012 . Disponível em . Acesso em 17 maio 2016.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, M. de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000/2007.
______; MOIGNE, Jean-Louis Le. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.
______. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.
ROMÃO, José Eustáquio. Educação no século XXI saberes necessários segundo Freire e Morin. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 2, n. 2, p.27-43, 2 dez. 2000. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2016.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc., Campinas , v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000 . Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 206 p. Tradução Daniel Grassi.