POR UMA FORMAÇÃO HUMANA: A EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR

Bruna Donato Reche

Resumo


Este artigo é parte integrante de um estudo bibliográfico para a conclusão do curso de Pedagogia que teve como justificativa compreender e discutir as concepções de Transdisciplinaridade e Complexidade e refletir sobre suas possíveis contribuições para a construção do saber e sua relação com a Educação. Neste artigo, apresenta-se a influência da ciência na educação e as contribuições da Transdisciplinaridade e Complexidade na formação humana. Faz menção a um novo significado para a educação, mais voltado para a compreensão do todo, ao tratar da fragmentação existente nas relações entre os sujeitos e o mundo. Alguns autores fundamentais ao texto foram Akiko Santos; Basarab Nicolescu; Edgar Morin e Ubiratan D’Ambrósio. Entre as reflexões, se discutiu sobre a crise do formato tradicional escolar pautado no método científico. Como resultados, contribuições da Transdisciplinaridade e da Complexidade para renovar a educação como formadora de seres humanos, ao acreditar que todas as formas de conhecimento podem contribuir para uma visão ampliada da realidade.

Palavras-chave


Paradigma científico. Transdisciplinaridade. Complexidade. Educação transdisciplinar.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: ruma à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo. Editora Cultrix, 2002.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

LUCKESI, Cipriano. Formação do educador sob uma ótica transdisciplinar. ABC EDUCATIO, v.04, n.29, p.1-18, nov. 2003. Disponível em: . Acesso: 28 abr. 2010.

MATURANA, Humberto. Transdisciplinaridade e Cognição. In: NICOLESCU, Basarab (Org.). Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

¬¬¬¬______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios, 4 ed. São Paulo: Cortez: 2007a.

_______. Introdução ao pensamento complexo. 3ed. Porto Alegre: Sulina, 2007b.

NICOLESCU, Basarab. A prática da Transdisciplinaridade. 1997. Disponível em:. Acesso: 28 abr. 2010.

______. O manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.

______. Um novo tipo de conhecimento: Transdisciplinaridade. In: ______. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília, UNESCO, 2000. p. 13-29.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade nos paradigmas da Modernidade e da pós-graduação. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Temas de pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2003.

SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação [online], vol.13, n.37, pp. 71-83, 2008. Disponível em: . Acesso: 18 nov. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.