OS MISTÉRIOS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE

Lidiani Demo Cardoso Barbosa

Resumo


Este artigo tem por finalidade apresentar o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade como um funcionamento alterado do sistema neurobiológico cerebral. As reflexões apresentadas contribuirão para que pais, educadores e cuidadores entendam que o bem-estar do ser humano deve ser o objetivo principal e que a troca de informações e conhecimentos é o melhor caminho para um diagnóstico preciso. Mediante pesquisa bibliográfica constatou-se que esse distúrbio não se resume a uma única causa, mas sim a um agregado de fatores internos e externos que impossibilitam o sujeito a adequar-se ao mundo de forma afetiva e social. Nessa perspectiva o acompanhamento precisa ocorrer de forma responsável, no sentido de oportunizar a busca da autonomia, integrada com as necessidades de viver bem. 


Palavras-chave


Transtorno. Desatenção. Hiperatividade.

Texto completo:

PDF

Referências


BARKLEY, R. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: Artmed. 784 páginas, 2008.

BATISTA, D..Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM – IV. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CARROL, Lee; TOBER, Jan. Crianças índigo. São Paulo: Butterfly, 2005.

CIRIO, Rosângela Rosa. Transtorno de déficit de atenção hiperatividade: proposta para pais e professores. Florianópolis: Autor, 2004.

GOLFETO, J. H.. A criança com déficit de atenção: aspectos clínicos, terapêuticos e evolutivos. Campinas, 1993. Documentação não publicada elaborada na UNICAMP (Universidade de Campinas).

MATTOS, Paulo. No mundo da lua: perguntas e respostas sobre transtorno de déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Lemos, 2003.

MONTESSORI, Maria. A criança. Rio de Janeiro: Portugália, 1989.

ROHDE, Luís Augusto P.; BENCZIK, Edyleine B. P. Transtorno de déficit de atenção hiperatividade: o que é? Como ajudar? Porto Alegre: Artmed, 1999.

ROHDE, Luís Augusto; MATTOS, Paulo. Princípios e práticas em transtorno de déficit de atenção hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas. Rio de Janeiro: Napades, 2003.