ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: BRINCAR E APRENDER NOS ANOS INICIAIS

Maria Alice da Natividade, Marlene Argentina, Moema Maria Vaz Pires, Alexsandra de Souza Münich

Resumo


Este artigo traz questionamentos sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças na prática educativa. A representatividade favorece e mostra que as crianças podem transitar entre os mais variados saberes. O lúdico pode ser utilizado como ferramenta necessária para alfabetização, tendo como propósito principal envolver a criança nas aulas dando significado a cada descoberta feita por ela.  Dessa forma, foi necessária a utilização de jogos e brincadeiras no ambiente escolar. A alfabetização envolvida pela ludicidade transforma e dá significado ao conteúdo, retomando a vontade de aprender. O tema em questão tem como propósito, abordar o reconhecimento das letras do alfabeto, das vogais e a junção das mesmas, formando sílabas, palavras e frases.

Palavras-chave


Alfabetização, Lúdico, jogos, brincadeiras e letramento.

Texto completo:

PDF