DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: MUDANÇAS NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Andréia Valéria de Souza Miranda, Magali Maria Tagliari Graf

Resumo


A atualização técnico-científica é parte da qualificação que deve ser reflexiva e contextualizada em espaços de articulação interinstitucional, a qual proporciona a formação de um profissional ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar. Portanto, a formação dos profissionais na área de saúde deve ser convergente com a realidade em que serão inseridos, não sendo possível ter como referência apenas a melhoria da capacidade técnica. Este é um relato de experiência sob a ótica de um professor, que tem por objetivo geral descrever experiências desenvolvidas em sala de aula, com a finalidade de intensificar uma prática educativa significativa. Ensinar é instigar o sujeito aprendiz a construir respostas. Não há uma resposta pronta, é necessário misturar conhecimentos, saberes e ultrapassar os limites da disciplina, a fim de provocar um aprender significativo. O conhecimento sistematizado deve fazer parte do percurso. Educar ultrapassa o ato de ler e ensinar técnicas eficazes e efetivas. Educar é, portanto, uma condição dada ao ser humano de voar intelectualmente, para alcançar lugares antes inacessíveis, lugares, esses reais e significativos no cotidiano.

Palavras-chave


Educação Superior. Mudanças.Professor. Didática

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