PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC

Renata Andrade de Medeiros, Mariane Mecabô Oliveira, Marli Coscodai Souza

Resumo


Através dessa pesquisa, pretende-se identificar quais os principais fatores que proporcionam o dilema sobre a dificuldade do ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. A Matemática é utilizada no cotidiano e nos centros de pesquisas, considerado instrumento útil na solução de problemas científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento. No imaginário popular, aprender Matemática não é tarefa fácil, o professor mediador do conhecimento deve oportunizar aos estudantes situações que os tornem sujeitos críticos e participativos, para que o processo de ensino e aprendizagem possa fluir naturalmente. Desta forma é preciso inovar o ensino, mostrando cada vez mais a importância dessa área do conhecimento no dia-dia. Diante do exposto, torna-se premente questionar se: existem dificuldades no ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. Como objetivo geral: procura-se identificar as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Lages. Os objetivos específicos sinalizam para a necessidade de pesquisar quais os conteúdos do ensino de Matemática apresentam dificuldades e as possíveis explicações para este fato; aplicar um questionário para o levantamento de conhecimento dos estudantes e em analisar as teorias e metodologias da Matemática utilizadas na escola. Essa pesquisa é apresentada de forma descritiva, bibliográfica e de campo. Quanto aos aspectos metodológicos o projeto prevê a observação e levantamento de dados, com aplicação de um questionário aos estudantes, contendo questões objetivas e a aplicação de questionário aos professores, contendo questões objetivas e subjetivas sobre o objeto de estudo. Foram considerados na análise os aspectos qualitativos e quantitativos dos resultados apresentados pelo levantamento da pesquisa. Como proposta de encaminhamento aos professores de Matemática, o estudo apontou que os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental apresentam maiores dificuldades em abstrair as situações problemas. Considera-se que essas situações problemas deveriam permear todos os conteúdos da disciplina de Matemática. Para tanto, recomenda-se a utilização de metodologia diferenciada, onde o professor possa na medida do possível, proporcionar um atendimento individualizado em sala de aula, sem colocar os estudantes em situação constrangedora.

Palavras-chave


Dificuldades de aprendizagem. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental.

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