HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL

Juliana Duarte Simões, Luciana Netto Dolci, Pauline Apolinário Czarneski Rezende

Resumo


O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva sócio-histórica realizada em uma escola pública de educação infantil, visando compreender as possíveis contribuições de contar histórias dramatizadas no processo de desenvolvimento infantil, para isso, utilizamos teorias e práticas no campo da educação, como forma de sustentar a nossa compreensão de que o contato com a literatura infantil e com as múltiplas linguagens dos sujeitos, é a base de uma Educação Estético-Ambiental que busca formar sujeitos críticos, transformadores e atuantes na sociedade. O método de coleta de dados foi a observação participante, e uma entrevista com a professora da turma. Os resultados evidenciaram que as histórias dramatizadas possuem um grande potencial para o desenvolvimento das crianças, bem como, para sua formação como sujeitos críticos e atuantes da sociedade.

Palavras-chave


Dramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental.

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