UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Giovana Cristiane Dorox, Daniela Gureski Rodrigues, Daniele Saheb

Resumo


Esta pesquisa tem como problema identificar quais os pressupostos teóricos vêm sendo utilizados para realizar pesquisas de formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Para tanto, foram analisadas produções científicas no período de 2010 a 2018, com foco nos principais pressupostos teóricos utilizados na formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Foram encontrados 12 produções científicas convergentes ao problema de pesquisa. Os resultados demonstraram que os pressupostos teóricos buscaram privilegiar perspectivas que englobem homem-natureza-sociedade, de maneira interligada, superando uma visão puramente naturalista e utilitárista.  Portanto, a formação continuada de professores se constitui como um elemento importante para a consolidação da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, por isso os pressupostos precisam possuir uma base sólida em sentido humano, ético e profissional.

Palavras-chave


Formação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos.

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