SOCIEDADE, NATUREZA E EDUCAÇÃO EM PIOTR KROPOTKIN: CONTRIBUIÇÕES LIBERTÁRIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Leonardo Leite da Cunha, Horácio Rodrigo Souza Rodrigues, Carlos Roberto da Silva Machado

Resumo


O artigo aborda as possibilidades de contribuição teórica que a obra do militante anarquista russo Piotr Kropotkin apresenta em termos de crítica e concepção de sociedade, natureza e educação, do capitalismo ao comunismo libertário, discutindo estas três dimensões com fins de realizar uma elaboração intelectual capaz de servir de fundamentação teórica para uma Educação Ambiental de cunho popular e libertário. Importante destacar que se trata de uma aproximação inicial à obra de Kropotkin e, para isto, foi consultado uma parte de sua produção, representadas principalmente pelas obras “A Conquista do Pão”, “Apoio Mútuo: um fator de evolução”, além de textos do autor sobre educação e geografia, bem como diferentes autores que tratam sobre temáticas anarquistas, principalmente sobre a autogestão e a pedagogia libertária.

Palavras-chave


Piotr Kropotkin; Anarquismo e pedagogia libertária; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


CODELLO, Francesco. “A boa educação”: experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Godwin a Neill. Tradução Silene Cardoso. São Paulo: Imaginário, 2007.

CUEVAS NOA, Francisco José. Anarquismo y educación: la propesta sociopolítica de la pedagogía libertaria. Madrid: Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo, 2014.

KASSICK, Neiva Beron; KASSICK, Clovis Nicanor. A pedagogia libertária na história da educação brasileira. Rio de Janeiro: Achiamé, 2004.

KROPOTKIN, Piotr. A conquista do pão. Tradução Cesar Falcão. Rio de Janeiro: Achiamé, 2011.

KROPOTKIN, Piotr. El apoyo mutuo. Móstoles: Ediciones Madre Tierra, 1989.

KROPOTKIN, Piotr. O que a geografia deveria ser. In: KROPOTKIN, Piotr; RECLUS, Élisée. Escritos sobre educação e geografia. Tradução Rodrigo Rosa da Silva; Guilherme Amaral; Adriano Skoda. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2014.

LEVAL, Gaston. Concepções construtivas do socialismo libertário. In: BERTHIER, René; LEVAL, Gaston; MINTZ, Frank. Autogestão e anarquismo. Tradução Plínio Augusto Coelho. São Paulo: Imaginário, 2002.

MORIYÓN, Félix Garcia (Org.). Educação libertária. Tradução José Cláudio de Almeida Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.