OS PPCS E A UTILIZAÇÃO DE TICS NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

‎Sandra Vanusa ‎Lima, Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Resumo


Este artigo tem o propósito de apresentar a forma como as TICs podem promover um aprendizado nas disciplinas expressas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) da região Sudeste do Brasil considerando os perfis e identidade dos egressos das escolas técnicas de Enfermagem de forma que possa construir uma metodologia cativante e dinâmica. Através de uma revisão bibliográfica e dos documentos de PPCs, busca-se realizar uma análise das TICS nas práticas desses futuros profissionais. As pesquisas teóricas realizadas somam se as reflexões da docente, autora desse trabalho e suas percepções sobre a utilização de recursos tecnológicos na composição dos PPCs. Levando em consideração a complexidade do ensino técnico profissionalizante de Enfermagem e a necessidade de uma aprendizagem significativa e contextualizada as diversas realidades dos alunos, vê-se como um desafio a participação dos docentes na formação dos documentos de PPCs. As plataformas de mídia social e outras Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm revolucionado diversos setores, incluindo a educação em enfermagem. Este estudo tem como objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de enfermagem em quatro cidades da região Sudeste do Brasil, focando na estrutura de comunicação, perfil e identidade dos egressos, e a preparação desses profissionais para o mercado de trabalho.


Palavras-chave


Enfermagem. Educação. PPCs. TICs.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRE, Marli. O QUE É Um Estudo de Caso Qualitativo em EducacÃO? 2013. Disponível: . Acesso: 28 maio 2024.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. A Tutoria na Enfermagem por meio da Educação à Distância: Uma Abordagem Reflexiva. Rev enferm UFPE. 2016. Disponível: . Acesso: 11 abril 2024.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA (CEETEPS). ProjetoPedagógico de Curso. 2020.

DOURADO, Irismar de França et al. Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática. Disponível: . Acesso: 28 maio 2024.

ESCOLA TÉCNICA DO SUS (ETSUS). Plano De Desenvolvimento Institucional

Escola Técnica E Formação Profissional De Saúde. VITÓRIA. ES. “PROFESSORA ÂNGELA MARIA CAMPOS DA SILVA. 2020

FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA (FAETEC - Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica. CURRICULO MINIMO COMUM). 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática

Educativa. 1996. 25ª Edição. Editora Paz e Terra. São Paulo.

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS. Plano de curso do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem. 2014. Disponível: . Acesso: 12 mar. 2024.

LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 1986. Disponível: . Acesso: 17 març. 2024.

ORNELAS, Haline Falcão de . ENSINO EM ENFERMAGEM: dimensão política,

pedagógica e perfil docente na formação profissionalizante. 2015. Disponível:

. Acesso: 12 mar. 2024.

RAMOS, Marise. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil:um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ 2010. 290 p.

SILVA, Débora Laura França Costa. O docente na área da saúde: A formação pedagógica para o enfermeiro. 2019. 114 f. Dissertação Mestrado em Educação - UNITAU, Taubaté. 2019. Disponível:

. Acesso: 10 jun. 2023.

WARDENSKI, Rosilaine de Fátima et al. Continuidade e descontinuidade de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores universitários das Ciências e da Saúde. 2018. Disponível: . Acesso: 28 maio 2024.