DESAFIOS EDUCACIONAIS EM ESCOLA DESFAVORECIDA: SUPERANDO OBSTÁCULOS E PROMOVENDO A EQUIDADE

‎Hildamara Pasqualini de Almeida ‎Oliveir, Marília Balbinot Pavan

Resumo


Este estudo relata o caso da Escola Municipal Darcy Ribeiro, do interior do estado de São Paulo, a qual sofria, principalmente, com violência e evasão escolar. Os gestores não completavam o mandato devido ao desgaste psicológico enfrentado com a situação da escola. A pesquisa bibliográfica busca investigar os principais aspectos e práticas de gestão escolar que são importantes para superar os obstáculos encontrados nos espaços escolares e o que mobiliza os estudantes a frequentarem a escola. Fica evidente a importância da atuação da gestão escolar para um bom andamento da instituição. A liderança do gestor é caracterizada por sua importância na participação ativa em todos os aspectos da escola, na superação dos desafios, resolução de conflitos, capacidade de promover a participação de todos os membros da comunidade escolar e prezar por uma educação de qualidade ressaltando sempre sobre a valorização da trajetória individual dos estudantes e o sentido da escola e do aprender para eles.


Palavras-chave


violência; evasão; gestão escolar; mobilização; estudantes.

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Referências


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