DESAFIOS EDUCACIONAIS EM ESCOLA DESFAVORECIDA: SUPERANDO OBSTÁCULOS E PROMOVENDO A EQUIDADE
Resumo
Este estudo relata o caso da Escola Municipal Darcy Ribeiro, do interior do estado de São Paulo, a qual sofria, principalmente, com violência e evasão escolar. Os gestores não completavam o mandato devido ao desgaste psicológico enfrentado com a situação da escola. A pesquisa bibliográfica busca investigar os principais aspectos e práticas de gestão escolar que são importantes para superar os obstáculos encontrados nos espaços escolares e o que mobiliza os estudantes a frequentarem a escola. Fica evidente a importância da atuação da gestão escolar para um bom andamento da instituição. A liderança do gestor é caracterizada por sua importância na participação ativa em todos os aspectos da escola, na superação dos desafios, resolução de conflitos, capacidade de promover a participação de todos os membros da comunidade escolar e prezar por uma educação de qualidade ressaltando sempre sobre a valorização da trajetória individual dos estudantes e o sentido da escola e do aprender para eles.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 06 mai.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre:Artes Médicas Sul, 2000.
CHARLOT, Bernard. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.
Professor desenvolve projeto que ajuda a mudar perfil de escola no interior de SP. Portal do MEC, 2018. “Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/ebserh--empresa-brasileira-de-servicos-hospitalares/quem-e-quem/33 511-noticias/trilhas-da-educacao/62041-professor-desenvolve-projeto-que-ajuda-a-mudar-perf il-de-escola-no-interior-de-sp.” Acesso em: 17 abr. 24.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-19, 2017, Disponível em: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.016. Acesso em: 17 abr. 24.