ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP)

Izadora Domingues, Patrícia Coelho de Macedo, Taiany Regina Coelho

Resumo


Tem-se como propósito compartilhar por meio deste artigo os experimentos vividos por nós residentes durante o Projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José – USJ em parceria com Ministério da Educação e Cultura (MEC) e coma Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa experiência se configura como qualitativa e de campo em que os residentes estiveram, nessa primeira etapa, imersos na sala de aula compondo momentos de observação e intervenção. Todas as atuações pautaram-se nos aspectos relacionados a alfabetização matemática. Após o período de observação participativa e em conversa com a preceptora da turma, chegamos à conclusão que poderíamos trabalhar dentro da matemática alguns conteúdos que necessitam de uma atenção especial. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direcionou nossa atuação na área da matemática por consideramos que não basta para a criança apenas aprender conceitos matemáticos, mas aprender a utilizar esses saberes na vida real, tornando-se ser criativo e crítico”.

Palavras-chave


Alfabetização matemática. Residência pedagógica. BNCC.

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