RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fábio Luiz Marian Pedro, Nicoly Dutra, Renata Nunes

Resumo


Neste artigo visa apresentar a experiência dos estagiários no projeto de Residência Pedagógico (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) dentro desse novo perfil. A ação pedagógica da RP teve como eixo principal contribuir e mediar o processo de alfabetização da turma do segundo ano do ensino fundamental, localizado no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo a fim de compreender a partir das observações, as necessidades das crianças do 2º ano do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Conseguimos por intermédio das observações e conversas com o grupo da RP identificar as dificuldades dos alunos, que estava relacionado com os aspectos da alfabetização. Pensando em tudo isso desenvolvemos nosso projeto voltado para esta área de conhecimento, sabemos que tivemos pouco tempo e que o processo de alfabetização é algo árduo e que deve ocorrer de maneira contínua, porém realizamos diversas atividades e momentos onde acreditamos ter alcançado nosso objetivo. A partir do referente artigo, pode-se concluir uma defasagem no processo de alfabetização da turma do segundo ano, porém, seria necessária para uma ampliação do tema referido, uma pesquisa em outras turmas, no caso o 1º 2º e 3º para investigar o processo de alfabetização da escola em questão.  A RP foi muito significativa, nos proporcionando apoio em todos os momentos. Partindo dos conceitos teóricos, observações, planejamentos e reflexões, que se mantinham perante encontros entre acadêmicos, professores e preceptores.

Palavras-chave


Residência pedagógica. Alfabetização. Formação docente

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