RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO

Fernanda Feldberg, Nicoli Martins

Resumo


O presente artigo tem como propósito apresentar as experiências dos residentes/estagiários no projeto de Residência Pedagógica (RP) do USJ. O eixo principal da pesquisa são as estratégias realizadas dentro do processo de alfabetização através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de cunho normativo que tem o intuito de desenvolver modalidade de aprendizagem essenciais (BRASIL, 2017). Vimos que organizar a prática pedagógica se faz necessário atribuir a todo momento, uma intencionalidade pedagógica. Nesta situação, decidimos recorrer a literatura infantil, aprimorando o ensino por meio do lúdico com atividades práticas e divertidas, de forma que o aprendizado acontecesse de progressivamente e natural. Procuramos, então, estimular as crianças na leitura e na escrita por meio de materiais literários atrativos expostos e ao alcance da turma a todo momento, tornando o ambiente leve e de constante conhecimento, também propondo atividades conjuntas e que explorasse a imaginação e a diversão como um todo. Nosso convívio, aos poucos foi identificando os medos, desafios, conquistas que potencializaram sobremaneira a imaginação e a criatividade das crianças dando significado às nossas ações. Nossos experimentos pedagógicos se misturam na nossa própria história docente. A discussão realizada com as crianças sobre a literatura nos permitiu indagar mais uma vez sobre os processos vivenciados com as crianças com a Literatura Infantil nas escolas.

Palavras-chave


Histórias Infantis. Alfabetização. Residência Pedagógica. Formação Inicial.

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