RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO COMPARTILHADO

Ana Cláudia Vilela, Raphaela Beatriz Biazin Oliveira

Resumo


O presente artigo discorre a respeito de uma pesquisa de campo e estudo bibliográfico, por intermédio de experiências vivenciadas pelas acadêmicas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), participantes do Projeto de Residência Pedagógica desta instituição. O propósito deste trabalho é relatar as experiências das residentes pedagógicas, lecionando para uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Abordam-se os objetivos, competências e habilidades do processo pedagógico conforme os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aliar a teoria com a prática da alfabetização, tendo como norte deste processo, o planejamento compartilhado. Dentro desta perspectiva acreditamos que o ato de planejar é fundamental para o bom ensino/aprendizagem dos educandos.

Palavras-chave


Residência Pedagógica. Alfabetização. Planejamento Compartilhado.

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