NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES

Regiane da Silva da Luz Severo, Izabel Cristina Feijó de Andrade

Resumo


Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a articulação entre neurociência e a formação inicial, permanente e continuada de docentes. Para tanto, foi necessário identificar a contribuição da neurociência para educação; verificar as disciplinas que podem dialogar com a neurociência; e, propor uma abordagem pautada na neurociência para formação docente. Esta pesquisa baseou-se em estratégia qualitativa, participante e bibliográfica, e realizou-se por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados contemplou um questionário aplicado com 17 acadêmicos matriculados na - disciplina “Corpo e Movimento” oferecido por um curso de pedagogia do estado de Santa Catarina. Para análise dos dados optamos pela Análise Discursiva textual de Morais e Galiazzi (2011). Como resultado, podemos considerar que os acadêmicos anseiam em aprofundar seus conhecimentos pautando seus estudos sobre o tema pois contribui para atualização das bases pedagógicas e para o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Neurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada.

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