EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA

Juliana Corrêa Pereira Schlee, Shirlayne Silvana Umbelino de Barros

Resumo


Este trabalho é resultado da pesquisa de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Grande Dourados (UNIGRAN), polo Arroio Grande – RS, que, através de um aprofundamento teórico foi realizada uma investigação a partir do problema de pesquisa: como a Educação Ambiental inserida no Biorregionalismo pode auxiliar gestores ambientais na preservação e conservação do Bioma Pampa? As questões ambientais que abrangem a biorregião pampeana são inúmeras como a sua descaracterização, a substituição da biodiversidade por monoculturas, a caça, o desmatamento, o uso do fogo, mais recentemente a mineração, assim como a descaracterização cultural e o êxodo rural. Esta pesquisa teve como aporte teórico pesquisadores do biorregionalismo como MacGinnis e Miller, assim como Michele Sato, entre outros. Dentre os desafios e perspectivas está em adquirir uma filosofia biorregional, contemplar o local em seus aspectos biológicos, sociais, ambientais, econômicos, políticos e históricos, assim como uma mudança de paradigma de industrio-científico para o paradigma biorregional. Desta forma, podemos considerar que é necessário a implementação de um projeto de Gestão Ambiental no entrelaçamento entre Educação Ambiental e Manejo Biorregional, ao aliar-se com as comunidades locais para a manutenção do Bioma Pampa, contribuindo assim com o equilíbrio ecológico, a qualidade de vida e subsistência familiar, assim como, compreender o Pampa em todas as esferas social e ambiental.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Pampa; Biorregionalismo.

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