RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar a primeira experiência de alunas do Colégio Israelita Brasileiro do Ensino Fundamental com a pesquisa científica. Esta proposta foi de grande importância para a formação dessas estudantes cujo desafio foi desenvolver estratégias para a pesquisa em tempos de pandemia causada pelo Covid-19. Os resultados permitiram um aprendizado prático, baseado em diferentes atividades e reflexões sobre a importância da pesquisa orientada por professores desde o ensino fundamental. Além disso, permitiu que as alunas percebessem a necessidade de diferentes habilidades desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento evidenciando a interdisciplinaridade no desenvolvimento da ciência.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
MARCONI, M.D.; LAKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BRASIL, 2020. Ministério da Saúde. Disponível em: Acesso em 30 set. 2020.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 30 set.2020.
GODOY, R. et al. Guia básico de higiene doméstica para a prevenção da Covid-19 e outras doença. Curitiba: Edição dos Autores, 2020. 50 p.
Organização Mundial da Saúde. 2020. Rational use of personal protective equipment (PPE) for coronavirus disease (COVID-19). Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2020.
SITUAÇÃO da educação no Brasil (por região/estado). 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/covid-19-education-Brasil. Acesso em: 30 set. 2020.
MONLEVADE, João Antônio Cabral e FARIA Ivan Dutra. Higiene, segurança e educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2008. 75 p. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc./higiene.pdf – acessado em 30 set. 2020
ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.