HABILIDADES COMUNICATIVAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Louise Arruda Dambrós, Denise Terçariol

Resumo


Crianças com Síndrome de Down (SD) tendem a apresentar dificuldade no desenvolvimento da linguagem; vários são os aspectos que podem comprometer o curso do desenvolvimento, entre eles, anatômicos, cognitivos e auditivos. Esses fatores também contribuem para um atraso no comportamento verbal e não verbal, o que pode justificar dificuldades na linguagem. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as habilidades comunicativas, de compreensão verbal e cognitivas em crianças com SD na faixa etária de dois a cinco anos, a partir da aplicação do Protocolo de Observação Comportamental (PROC). Trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma Associação do litoral Norte Catarinense, localizada em dois municípios. Fora aplicado o PROC em 9 crianças com Síndrome de Down que tem idade entre dois e cinco anos. Os dados foram coletados individualmente por meio de registro audiovisual, a partir da interação entre a criança e autora, em duas sessões de 25 minutos com cada criança. Os resultados da análise dos materiais foram registrados no PROC. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva a partir de representações tabelares. A pesquisa permitiu caracterizar as habilidades dialógicas ou conversacionais, funções comunicativas, meios de comunicação, meios de contextualização da linguagem, compreensão verbal e diferentes aspectos do desenvolvimento cognitivo. Os resultados demonstraram que o melhor aspecto do desenvolvimento entre as crianças é o desenvolvimento da compreensão verbal. Entretanto, nas habilidades comunicativas utilizam-se de meios não verbais para se comunicar. Além do baixo desempenho no desenvolvimento cognitivo, o que é esperado para a população estudada.


Palavras-chave


Síndrome de Down, Linguagem, Cognição.

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