INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA COM CRIANÇA COM AUTISMO LEVE: RELATO DE CASO

Fábia Daniela Schneider Lumertz, Lisiane Machado de Oliveira Menegotto

Resumo


Este artigo trata de um relato caso (YOSHIDA, 2006) de intervenção neuropsicopedagógica com um menino com autismo de grau leve. O menino tem 10 anos e cursa o quinto ano do ensino fundamental em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Tem uma irmã de 14 anos neurotípica e mora com o pai, a mãe e esta irmã. Os resultados das intervenções apresentadas nos recortes acima demostraram que a escuta ativa é um instrumento valioso para o entendimento dos pensamentos que levam às ações de pessoas com autismo de grau leve. Além disso, realizar um mapeamento dos gostos pessoais e habilidades também favoreceu consideravelmente a formação de vínculo entre a neuropsicopedagoga e o menino, fazendo com que o mesmo tivesse o desejo de estar com a profissional e abrisse os seus pensamentos para a mesma, e, ainda, permitisse as interferências. O interesse dos pais em proporcionar acompanhamento neuropsicopedagógico ao filho foi o ponto de partida para todo o trabalho. Sem a permissão dos mesmos e sua intenção de melhorar a vida do filho e da família, nada teria acontecido.


Palavras-chave


Autismo leve. Neuropsicopedagogia. Intervenção Psicopedagógica.

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