INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA COM CRIANÇA COM AUTISMO LEVE: RELATO DE CASO
Resumo
Este artigo trata de um relato caso (YOSHIDA, 2006) de intervenção neuropsicopedagógica com um menino com autismo de grau leve. O menino tem 10 anos e cursa o quinto ano do ensino fundamental em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Tem uma irmã de 14 anos neurotípica e mora com o pai, a mãe e esta irmã. Os resultados das intervenções apresentadas nos recortes acima demostraram que a escuta ativa é um instrumento valioso para o entendimento dos pensamentos que levam às ações de pessoas com autismo de grau leve. Além disso, realizar um mapeamento dos gostos pessoais e habilidades também favoreceu consideravelmente a formação de vínculo entre a neuropsicopedagoga e o menino, fazendo com que o mesmo tivesse o desejo de estar com a profissional e abrisse os seus pensamentos para a mesma, e, ainda, permitisse as interferências. O interesse dos pais em proporcionar acompanhamento neuropsicopedagógico ao filho foi o ponto de partida para todo o trabalho. Sem a permissão dos mesmos e sua intenção de melhorar a vida do filho e da família, nada teria acontecido.
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PDFReferências
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