Estágio de Docência da Pós-Graduação Stricto Sensu: uma perspectiva neurocientífica
Resumo
Com o acesso à pós-graduação ampliado na primeira metade da década, detectou-se um problema quanto à formação docente dos egressos, que focavam na formação acadêmica, em detrimento à prática docente. Neste sentido, a proposta do estágio de docência como disciplina permitiu ampliar a formação na pós-graduação.O presente artigo tem como objetivo discutir a importância deste estágio de docência (regulamentado pela CAPES), identificando-o como um momento potencializador na consolidação de memórias declarativas e procedurais relacionadas à prática docente do ensino superior. Para atender nossas inquietações com relação ao tema, buscamos uma interlocução entre a neurociência – elucidando conceitos sobre consolidação de memórias e o processo de aprender – e a educação, bem como seus movimentos relacionados à formação docente para a educação superior. Para isso, utilizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que mostrou que os documentos normativos da pós-graduação stricto sensu não evidenciam esforços para uma aproximação dos mestres e doutores com as questões didáticas e pedagógicas do Ensino Superior. Tal contato fica restrito àqueles que vivenciam o estágio de docência nos cursos de mestrado e doutorado, os bolsistas. Por conta disso, entendemos que a legislação que subsidia a formação de mestres e doutores nos programas de pós-graduação stricto sensu precisa ser repensada, a fim de possibilitar espaços de discussões e vivências sobre o contexto da sala de aula universitária.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência na educação superior. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (orgs.). Docência na educação superior. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
BADDELEY, Alan. A memória autobiográfica. In: BADDELEY, Alan et. al.. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Coimbra: Almedina, 2011.
BATISTA, Eliane Regina Martins. Políticas de formação para o professor do ensino superior. In: XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO/II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2011, São Paulo. Anais do Anpae. Goiânia, Goiás: Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 2011.
BERALDO, Tânia Maria Lima. Formação de docentes que atuam na educação superior. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 36, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/521. Acesso em: 10 abr. 2015.
BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Formação permanente e conhecimento pedagógico compartilhado: possibilidades na docência universitária. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Dóris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (orgs.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2009.
BORBA, Amândia Maria de; FERRI, Cássia Ferri; HOSTINS, Regina Célia Linhares. Formação continuada de professores universitários: alguns enfrentamentos necessários. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (orgs.). Docência na educação superior. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 977 de 03 de dezembro de 1965.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 05 de 10 de março de 1983.
BRASIL. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996.
CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno. Docência no ensino superior brasileiro: representações de pós-graduandos de instituições federais de ensino superior. In: 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2011, Natal. Anais da ANPED. Natal, RN: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2011.
CAPES. Regulamento para bolsistas. Publicado no Diário Oficial da União, n.73, Seção 1, 19 de abril de 2010.
CORRÊA, Guilherme Torres; RIBEIRO, Victoria Maria Brant Ribeiro. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, 2013. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517- 97022013000200003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 jan. 2015.
CORRÊA, Guilherme Torres. Formação pedagógica no ensino superior: um olhar sobre os mestrados e os doutorados acadêmicos em Saúde Coletiva. 2012. 1 v. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetória e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marins, 2010a.
CUNHA, Maria Isabel da. Trajetória e lugares da formação do docente da educação superior: do compromisso individual à responsabilidade institucional. Revista Brasileira de Formação de Professores, Cristalina/GO, v. 1, n. 1, 2010b. Disponível em: https://anped.org.br/biblioteca/item/trajetorias-e-lugares-da-formacao-do-docente-da-educacao-superior-do-compromisso. Acesso em: 22 mar. 2014.
CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, vol. 23, n. 1-2, 1997. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010. Acesso em: 12 mar. 2014.
EYSENCK, Michael. Memória semântica e conhecimento armazenado. In: BADDELEY, Alan et. al.. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (Orgs.). Docência na educação superior. Brasília: Inep, 2006.
IZQUIERDO, Iván. Memória. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Sobre o conceito de memória. In: FAZENDA, Ivani (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2004.
MARTINS, Carlos Benedito. A formação do sistema nacional de pós-graduação. In: SOARES, Maria Susana Arrosa (Org.). A educação superior no Brasil. Porto Alegre, RS: Instituto Internacional para a educação superior na América Latina e no Caribe/UNESCO, 2002.
MASETTO, Marcos Tarciso. Pós-graduação: rastreando o caminho percorrido. In: SERBINO, Raquel; RIBEIRO, Ricardo; BARBOSA, Raquel; GEBRAN, Raimunda. (orgs.). Formação de Professores. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
MEDEIROS, WladmirLauz. Professor-engenheiro ou engenheiro-professor: a construção da identidade do profissional no ensino superior. 2015. 1 v. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, 2015.
PACHANE, Graziela Giusti. Formação pedagógica de pós-graduandos para docência: o programa de estágio e capacitação docente da Unicamp. Revista Triângulo: Ensino, Pesquisa e Extensão, Uberaba/MG, v.3. n.1, 2010. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/112. Acesso em: 12 mar. 2014.
PACHANE, Graziela Giusti. Teoria e prática na formação de professores universitários: elementos para discussão. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (orgs.). Docência na educação superior. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
RIBEIRO, Mayara Fabriny de Barros. Formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu da Unioeste/campus Cascavel-PR: um estudo sobre o estágio de docência. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2019.
SOBRINHO, José Dias. Pós-graduação, escola de formação para o magistério superior. In: SERBINO, Raquel; RIBEIRO, Ricardo; BARBOSA, Raquel; GEBRAN, Raimunda (orgs.). Formação de Professores. São Paulo, SP: Fundação Editora da UNESP, 1998.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
ZANCHET, Beatriz Maria BoéssioAtrib. Ensino e pesquisa: desafios e possibilidades para docentes universitários iniciantes. Inter-Ação,Goiânia, v. 36, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/art
Apontamentos
- Não há apontamentos.