PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES NA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ABORDAGEM DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM GRUPO
Resumo
A recente pandemia de COVID-19 contribuiu para o surgimento de um contexto de incertezas na população mundial, o que possibilitou agravamento de sintomas ansiosos e depressivos, principalmente na população adolescente, uma vez que esses se encontram em um período do desenvolvimento marcado por mudanças significativas. O uso da Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo (TCCG) possui amplos benefícios na redução dos sintomas ansiosos, depressivos e possibilitam uma aprendizagem colaborativa por parte dos participantes, potencializando os seus resultados. Este estudo teve como objetivo a redução dos sintomas depressivos e ansiosos dos adolescentes durante os atendimentos online, visto que os encontros presenciais eram limitados, considerando o distanciamento social. Os adolescentes foram avaliados através de uma escala de ansiedade (MASC – VB) e depressão (EBADEP/IJ) que foram aplicadas antes e após as intervenções. Participaram assiduamente dos seis encontros da terapia 7 adolescentes. Os resultados foram significativos na redução dos sintomas de ansiedade, e depressão, o que contribui para discussões acerca do planejamento das ações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. (5th. ed.). Porto Alegre: Artmed, 2014.
BAPTISTA, Makilim Nunes. Manual EBADEP-IJ - Escala Baptista de Depressão - infanto-juvenil. São Paulo: Hogrefe. 2017.
BARROS, Rita; et al. (2019). P. PARA LÁ DO SINTOMA... INTERVENÇÃO EM GRUPO PARA ADOLESCENTES COM SINTOMATOLOGIA ANSIOSA. RPCA, 10(2), 145-162.
BECK, Judith. S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2013.
CORDIOLI, Aristides Volpato. et al. Psicoterapias: abordagens atuais. (4. ed.). Porto Alegre: Artmed 2019.
FRIEDBERG, Robert, et al. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. (2. ed.). Porto Alegre: Artmed, 2011.
LENHARDTK, Gabriela; CALVETTI, Prisla Ücker. Quando a ansiedade vira doença? Como tratar transtornos ansiosos sob a perspectiva cogntivo-comportamental. 2017. Aletheia, 50(1-2), 111-122.
MARCH John; et al. The Multidimensional Anxiety Scale for Children (MASC): Factor structure, reliability, and validity. (1997) Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. 36:554–565.
MUNHOZ, Tiago Neuenfeld; et al. A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1 (2021). DOI 10.15210/ee.v26i1. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19667 Acesso em: 16 fevereiro 2021.
NEUFELD, Carmen Beatriz. (ORG). Terapia cognitivo-comportamental em grupo para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2015.
NEUFELD, Carmen Beatriz. Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. Porto Alegre: Artmed, 2017.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). ONU destaca necessidade urgente de aumentar investimentos em serviços de saúde mental durante a pandemia de COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6170:onu-destaca-necessidade-urgente-de-aumentar-investimentos-em-servicos-de-saude-mental-durante-a-pandemia-de-covid-19&Itemid=839. Acesso em: 14 abril 2021.
______. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812. Acesso em: 14 abril 2021.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Policy Brief: COVID-19 and the Need for Action on Mental Health. 2020. Acesso em: https://unsdg.un.org/resources/policy-brief-covid-19-and-need-action-mental-health. Acesso em: 12 março 2021.
VIANNA, Renata Ribeiro Alves Barboza. Avaliação dos níveis de ansiedade de uma amostra de escolares no Rio de Janeiro através da escala multidimensional de ansiedade para crianças (MASC-VB). (2008). Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31428@1 Acesso em: 10 janeiro 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.