NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
Resumo
Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a articulação entre neurociência e a formação inicial, permanente e continuada dos docentes. Para tanto, foi necessário identificar a contribuição da neurociência para educação; verificar as disciplinas que podem dialogar com as neurociências; e, propor uma abordagem pautada nas neurociências para formação docente. A problemática que guiou nossas discussões foi: Quais as contribuições da neurociência na formação inicial, permanente e continuada dos docentes? Esta pesquisa baseou-se em uma estratégia qualitativa, participante e bibliográfica, de cunho exploratório, por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados contemplou uma revisão sistemática de literatura no Banco de dados da Capes em 2019 e foi realizado questionário aplicado com 17 acadêmicos matriculados na - disciplina “Corpo e Movimento” oferecido no curso de pedagogia do USJ, que possibilitou a aproximação ao tema deste projeto. Após análise apenas um questionário foi descartado por falta de respostas. Para análise dos dados optamos pela análise discursiva textual de Morais e Galiazzi (2011). O grupo onde foi aplicado o questionário foi possível ver suas mudanças, as escolhas de leituras passaram a ser mais pautados a neurociências e suas mudanças no novo cenário educacional com incorporação da BNCC. Como resultado, podemos considerar que os acadêmicos anseiam em aprofundar seus conhecimentos, pautando seus estudos no tema, pois a sala de aula na atualidade nos desafia a olhar para o estudante como ser complexo, com peculiaridades e potencialidades que precisam ser desenvolvidas.
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