O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIFICULDADE DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS
Resumo
As tecnologias digitais no ensino vêm crescendo exponencialmente, principalmente a partir de 2020, em que o ensino presencial nas instituições públicas e privadas foi suspenso em todos os níveis escolares por causa da proliferação do Novo Coronavírus. Entender como se deu o uso das TICs na pandemia da COVID-19 é de suma importância para averiguar o quanto as universidades conseguiram adequar-se a tecnologias digitais e seus principais gargalos. Nesse sentido, esse trabalho objetivou investigar a implantação das tecnologias digitais no Ensino Remosto Emergencial (ERE) da Universidade do Estado do Amazonas sob as percepções dos alunos do Curso de Licenciatura em Química (CLQ). A metodologia utilizada para realizar o levantamento dos dados aconteceu por meio de um questionário via on-line e impresso para os alunos de graduação. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) para o compartilhamento de arquivos de texto e videoaulas foi uma alternativa para mistigar os problemas de conectividade dos alunos dos municípios do interior do estado do Amazonas, no entanto, as aulas remotas síncronas não foram possíveis, principalmente pela falta de equipamentos de informática e internet de qualidade. Como alternativa, alguns professores disponibilizaram arquivos para os alunos através da secretaria da universidade e as aulas ocorreram de forma assíncrona. Portanto, mesmo com todas as dificuldades de internet, os alunos consideram que o uso das TIC´s foi de suma importância no processo formativo e faz-se necessário uma maior preparação dos alunos e professores para que exista de fato a inserção das tecnologias digitais no contexto escolar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.
ALMEIDA, Janilton de Lima. O aplicativo whatsapp como ferramenta didática na Educação Científica do Colégio Estadual Antônio Figueiredo em Ibiassucê-BA. 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 de julho de 2022.
BRAGA, Ecson Gama; FLORINDO, Caio César Ferreira. Inter-Relação Entre a Química e Matemática. In: Anais do I Encontro de Educação Matemática do CEST/UEA. Resumo Simples. Realizado de 09 a 11 de dezembro de 2021, Tefé-AM, ISBN 978-65-80033-33-1. Volume 1, 2022.
BRASIL. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. D. O. U. 18 de março de 2020.
_______. Ministério da Saúde, Covid-19 Casos e Óbitos, 2022. Disponível em: . Acesso em: 30 de setembro de 2022.
CÂMARA, Raphael Amaral da. Uso de Podcast como Ferramenta Pedagógica para Aulas Remotas Durante o Período de Pandemia do COVID-19. Evento On-line, XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Realizado em 1º a 3 de dezembro, 2020.
COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública | Rio de Janeiro 54(4):969-978, jul. - ago. ISSN: 1982-3134, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220200170
CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Matemática em Tempos de Pandemia: Desafios e Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – Volume 08, Número 22, 34 – 54, 2021.
CHOI, Vania Picanço (Org.). Manual APA: Regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos. Centro Universitário Álvares Penteado-FECAP, 2ª edição Revisada e Ampliada. São Paulo: Biblioteca FECAP Paulo Ernesto Tolle, 2019. Disponível em: . Acesso em: 09 de outubro de 2022.
CRODA, Júlio Henrique Rosa; GARCIA, Leila Posenato. Resposta imediata da Vigilância em Saúde à epidemia da COVID-19, Editorial I, Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 29(1):e2020002, 2020.
DOURADO, Camila Pinto; SANNOMIYA, Miriam. Percepção dos Estudantes em aulas de Química do Ensino Superior em modo Remoto Emergencial. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, e22033, maio-agosto, 2022.
FIOCRUZ, Portal Fiocruz. COVID-19: perguntas e respostas. 17 mar. 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 de maio de 2020.
FERREIRA, Verônica Moreira Souto. A Utilização de Aplicativos de Mensagens como Ferramenta para a Educação Remota Emergencial no Ensino Superior. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias - CIET. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância - EnPED. Ressignificando a apresencialidade, Realização SeAD, 24 a 28 de agosto, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 2ª Ed. Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2001.
GRAÇA, Anildes Fernandes. Educação híbrida em tempos de pandemia os desafios encontrados na perspectiva de aulas não presenciais. Conedu, VII Congresso Nacional de Educação.15,16 e 17 de outubro. ISSN 2358-8829, Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso: Maceió-AL, 2020.
IBGE, Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2020. Disponível em: . Acesso em: 5 de agosto de 2022.
MOREIRA, Cristiane de Lima; TONON, Thiarles Cristian Aparecido. Desafios de estudantes concluintes do curso de bacharelado em enfermagem, diante do estágio supervisionado e a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e25710716640, (CC BY 4.0), ISSN 2525-3409, 2021.
OLIVEIRA, Kácia Neto; DA SILVA, Ozival Barbosa. O ensino remoto e suas possibilidades: estratégias do Amazonas em tempos de pandemia da Covid-19. Revista GepesVida, v. 9, n. 21, 2023.
PAULUCCI, Marília Barreto; MÓL, Antônio Carlos de Abreu. O uso do Facebook como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem durante o período de isolamento social. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (on-line). Rio de Janeiro: v. 5, n. especial, E-ISSN 2596-058X, 2020.
PESSOA, Protásio Lopes. A missão de Santa Tereza D’Ávila dos Tupebas. Ed. Novo Tempo: Manaus, 2004.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. – Novo Hamburgo: Feevale,2013.
RAMOS, Luciano Bernardo. Percepção Dos Discentes e Docentes Quanto ao Ensino de Química Frente à Pandemia da Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal da Paraíba, 2020.
RIBEIRO, Júlia Caroline Alves; et al. Evasão e Retenção na Perspectiva de Alunos do Curso de Licenciatura em Química. SAJEBTT, Rio Branco, UFAC, v.6 n.2, p.609-618, Edição ago/dez., ISSN: 2446-4821, 2019.
RODRIGUES, Natália Costa; et al. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.
SALES, Priscila Ferreira. “Químiemcasa”: aspectos de um processo de ensino para a aprendizagem de Química em épocas de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, Minas Gerais, Brasil, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10420
SANTIAGO, Daniele Lima; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; PESSOA JUNIOR, Erasmo Sergio Ferreira. O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, v.11, n.14, e17111435802, (CC BY 4.0), ISSN 2525-3409, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.35802
SILVA, Mylena Siqueira Torres. Educação de Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social em Contexto de Pandemia da COVID-19. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do AGRESTE, Recife – PE, 2022. p-26.
SILVA, Victor Hugo. Em 2021, 28 milhões de pessoas no Brasil não usaram a internet, diz IBGE. Publicado no portal G1 em 16 de setembro de 2022 às 10h00. Brasil, 2022. Disponível em: . Acesso em: 25 de outubro de 2022.
SOUSA, Thaiane Freitas Brito de; et al. Aulas em Tempos de Pandemia: Um relato de experiência no curso de licenciatura em química do IFPB. VII Congresso Internacional das Licenciaturas, Edição 100% virtual, 2020. DOI: https://doi.org/10.31692/2358-9728.VIICOINTERPDVL.0283
SCHAEKEN, Raimunda Gil. A Educação (centro de Estudos Superiores de Tefé - UEA). Redação de 8 de junho Publicado no Portal Correio da Amazônia, 2014. Disponível em: . Acesso em: 9 de outubro de 2022.
TEIXEIRA, Vera Lúcia Macedo de Oliveira; et al. Aula Remota no Ensino Médio Frente à Pandemia da Covid-19: Uma revisão bibliográfica. Revista Interfaces do Conhecimento v. 02 | n. 03 | p. 01-18 (ISSN - 2674-998X) | Barra do Garças ‐ MT, AGO/DEZ, 2020.
UEA. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2012-2016), Coordenadoria de Planejamento Institucional, 2012. Disponível em: . Acesso em 14 de outubro de 2022.
____. Portaria Nº 0228/2020 - GR/UEA, de 22 de março de 2020.
____. Portal UEA, 2022. Disponível em: . Acesso em: 07 de outubro de 2022.
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153
VIEIRA, Márcia de Freitas; SILVA, Carlos Manuel Seco da. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE Brazilian Journal of Computers in Education (ISSN online: 2317-6121; Print: 1414-5685), 2020.
VIEIRA, José Guilherme. Metodologia de pesquisa científica na prática. Curitiba: Editora Fael, 2010.
YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Ensino de química inorgânica mediada pelo uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e041, 2021. DOI: