O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIFICULDADE DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS

Ecson Gama Braga, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Erasmo Sérgio Ferreira Pessoa Junior

Resumo


As tecnologias digitais no ensino vêm crescendo exponencialmente, principalmente a partir de 2020, em que o ensino presencial nas instituições públicas e privadas foi suspenso em todos os níveis escolares por causa da proliferação do Novo Coronavírus. Entender como se deu o uso das TICs na pandemia da COVID-19 é de suma importância para averiguar o quanto as universidades conseguiram adequar-se a tecnologias digitais e seus principais gargalos. Nesse sentido, esse trabalho objetivou investigar a implantação das tecnologias digitais no Ensino Remosto Emergencial (ERE) da Universidade do Estado do Amazonas sob as percepções dos alunos do Curso de Licenciatura em Química (CLQ). A metodologia utilizada para realizar o levantamento dos dados aconteceu por meio de um questionário via on-line e impresso para os alunos de graduação. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) para o compartilhamento de arquivos de texto e videoaulas foi uma alternativa para mistigar os problemas de conectividade dos alunos dos municípios do interior do estado do Amazonas, no entanto, as aulas remotas síncronas não foram possíveis, principalmente pela falta de equipamentos de informática e internet de qualidade. Como alternativa, alguns professores disponibilizaram arquivos para os alunos através da secretaria da universidade e as aulas ocorreram de forma assíncrona. Portanto, mesmo com todas as dificuldades de internet, os alunos consideram que o uso das TIC´s foi de suma importância no processo formativo e faz-se necessário uma maior preparação dos alunos e professores para que exista de fato a inserção das tecnologias digitais no contexto escolar.


Palavras-chave


ensino de química; tecnologias digitais; COVID-19; Ensino remoto.

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