O USO DO MÉTODO FÔNICO MEDIADO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS ALFABETIZADORES: UM ESTUDO DE CASO

Marina Mori, Ana Paula Aires Rodrigues

Resumo


Este artigo tem como tema, A sala multisseriada da casa Lar Miriã e o uso do Método Fônico Mediado e a utilização de jogos alfabetizadores: Um estudo de caso. São muitas teorias do ensino/aprendizagem, porém, neste trabalho serão abordados os estudos mais recentes, tendo como base a teoria da Modificabilidade cognitiva Estrutural, de Reuven FEUERSTEIN, desenvolvendo as atividades baseadas no Método Fônico Mediado aplicadas de forma lúdica e com o auxílio de jogos alfabetizadores. O estudo foi aplicado em crianças abrigadas atendidas em vulnerabilidade social, que perpassam por evasão escolar e falta de estímulos na idade apropriada. O objetivo é otimizar o tempo de aprendizagem e mediar as necessidades de aprendizagem. Para o autor toda a criança é capaz de aprender independentemente das dificuldades e dos prognósticos. O desenvolvimento de uma metodologia apoiada cientificamente e sendo ponto de partida, e atividades com jogos alfabetizadores para que gerem modificabilidade cognitiva, beneficiando aprendentes com mais dificuldades ou até mesmo deficientes intelectuais. Assim, o artigo traz a realidade das crianças da Casa Lar Miriã com dificuldade em aprendizagem, devido seu contexto social, por não serem estimuladas na idade certa e vulnerabilidade social. O trabalho foi desenvolvido em uma sala multisseriada do próprio abrigo. Mediadas pela psicopedagoga responsável, as crianças desenvolvem as tarefas escolares sala multisseriada e seu desenvolvimento após a mediação com o Método Fônico e uso de jogos foram significativos.


Palavras-chave


Instituição de acolhimento; Sala multisseriada; Mediação. Alfabetização; Jogos

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