PROJETO DE EXTENSÃO ORIGENS, HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS LGBTQIA+: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E A RELAÇÃO COM O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli

Resumo


Este estudo analisa a percepção de estudantes bolsistas, de ensino médio e superior, do campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul (IFRS), sobre a relevância do Projeto de Extensão Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+ para si, para o campus e para a comunidade, estabelecendo uma relação com as ideias freirianas de educação e extensão. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, que contou com a interlocução de sete bolsistas. A construção dos dados se deu por meio de instrumento de coleta com questões abertas. A partir das respostas obtidas, foi realizada a análise de conteúdo, da qual emergiram quatro categorias: imagem da experiência, opção pelo projeto, impacto para a sua vida, relevância para o campus e comunidade. As análises nos permitem concluir que os estudantes percebem impactos do projeto não apenas em si, mas na comunidade interna e externa ao campus, o permite o esperançar de novos e mais inclusivos ambientes educacionais e sociais. Foi possível estabelecer relações com o pensamento de Paulo Freire, em especial o ato cognoscente, a disponibilidade para o diálogo, a prática extensionista como educação e comunicação, além de sugerir uma abertura maior à comunidade na continuidade do projeto.


Palavras-chave


extensão universitária, gêneros e sexualidades, bolsistas, LGBTQIA+, dissidências sexuais e de gênero, Paulo Freire.

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