DA LEITURA DO MUNDO À LEITURA DA PALAVRA

Querubina Aurélio Bezerra

Resumo


Este artigo tem como objetivo fazer uma aproximação entre as questões relacionadas ao processo de alfabetização a partir da obra A importância do ato de ler, de Freire (1989), com as questões da alfabetização de estudante público da educação especial. Pela observação das experiências cotidianas desta pesquisadora, as palavras de Freire se mostram atuais no que se refere a importância da validação da leitura de mundo apresentada por estudantes, para que estes possam (res)significar as palavras em seus processos de alfabetização.  


Palavras-chave


alfabetização, deficiência intelectual, inclusão, Paulo Freire

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Ana Marta Bianchi de. Calcanhar de Aquiles: a avaliação do aluno com deficiência intelectual no contexto escolar. 2015. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/2222/1/tese_8549_TESE%20revisada%2003-07.pdf. Acesso em: 02 set. 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

MELLO, Graziele Perpétua Fernandes. Concepção de professores de sala regular sobre ensino para alunos com deficiência. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181602/mello_gpf_me_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 02 set. 2023.

ROCHA, Maíra Gomes de Souza da. Os sentidos e significados da escolarização de sujeitos com múltiplas deficiências. 2018. 308 f. Tese (Doutorado em Educação) – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Nova Iguaçu, 2018. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/4851/2/2018%20-%20Ma%c3%adra%20Gomes%20de%20Souza%20da%20Rocha.pdf. Acesso em: 02 set. 2023.