PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA NA CULTURA DIGITAL

Raquiani Francieli Odorcick, Carina Maria Melchiors Niederauer

Resumo


O presente estudo objetiva discutir a respeito das diferenças de processamento cognitivo existentes entre a atividade de leitura em materiais impressos em comparação com a leitura realizada em ambientes digitais. Para isso, discute-se os aspectos cognitivos da leitura (SPINILLO, 2013; KLEIMAN, 2002), bem como a influência das funções da memória para a compreensão leitora (FARIA; MOURÃO JUNIOR, 2013, SMITH, 2002). Por fim, com base nos estudos de Carr (2011) e Small (2009) são apontadas as diferenças existentes no processamento cognitivo realizado nos ambientes digitais para, então, propor-se reflexões sobre como a cultura digital pode influenciar no desempenho da leitura proficiente. De acordo com a revisão de literatura apresentada, a leitura realizada em ambientes digitais possui processamento cognitivo diferente daquela realizada em livros físicos. Além disso, a grande quantidade de estímulos sensoriais que os ambientes digitais possuem são, muitas vezes, distratores e responsáveis por sobrecarregar a memória de trabalho, assim, prejudicando a concentração durante a leitura e, consequentemente, a compreensão de textos.


Palavras-chave


leitura, compreensão leitora, processamento cognitivo, internet.

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Referências


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