EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL: UM OLHAR A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Thainá Cristina Guedes, Carolina Schenatto da Rosa

Resumo


Este artigo discute como as Epistemologias do Sul(MIGNOLO, 2000; GROSFOGUEL, 2009) podem contribuir para a compreensão da Educação para a Cidadania Global a partir de uma abordagem crítica, situando a promoção e efetivação dessa cidadania no contexto da modernidade/colonialidade. A partir da análise de três experiências latino-americanas,argumenta-se quea noção de “cidadanias globais”é umaalternativacrítica parao conceito a partir dos múltiplos contextos e vivências cidadãs do/no mundo.


Palavras-chave


Cidadania Global, Epistemologias do Sul, Educação para a cidadania global crítica, experiências latino-americanas, cidadanias globais.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDREOTTI, Vanessa. Educação para a cidadania global – Soft vsCritical. Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social. n.1, p. 57-66, 2014. Disponível em:. Acesso em: 10 set. 2023.

DUSSEL, Enrique. 1492 O encobrimento do Outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1993.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (coord.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 25-34.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado. v. 31, n. 1, p. 25-49. 2016. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2023.

GROSFOGUEL, Ramón. Para Descolonizar os Estudos de Economia Política e os Estudos Pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina,2009. p. 383-418.

IANNI, Octávio. Globalização e neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva, v.12, n.2, 1998. Disponível em: .Acesso em: 10 set. 2023.

MIGNOLO, Walter. COLONIALIDADE: o LADO ESCURO DA MODERNIDADE. Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2017, n. 94. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2023.

MIGNOLO, Walter. Local Histories/Global Designs: Coloniality, SubalternKnowledgesandBorderThinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.

PAVIANI, Jayme. Epistemologia Prática. 2. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2013.

STRECK, Danilo Romeu, ABBA, Maria Julieta. Apresentação. In: TORRES, Carlos Alberto. Fundamentos Teóricos e Empíricos da Educação para a cidadania global crítica. Caxias do Sul: EDUCS, 2023. p. 9-11.

TORRES, Carlos Alberto. Fundamentos Teóricos e Empíricos da Educação para a cidadania global crítica. Caxias do Sul: EDUCS, 2023.

UNESCO. Educação para a Cidadania Global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília, 2015.

UNESCO. Educação para a Cidadania Global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília, 2016.