CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Devido à importância de se conservar o meio ambiente, o conceito de desenvolvimento ambiental sustentável vem sendo disseminado desde as últimas décadas e aplicado nas escolas por meio da Educação Ambiental, a qual pretende desenvolver o conhecimento, a compreensão, as habilidades e a motivação do homem para desenvolver valores, práticas e atitudes necessários para encontrar soluções sustentáveis para as questões e problemas ambientais. O presente estudo tem como objetivo compreender a importância da Educação Ambiental nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de três Centros de Educação Infantil em São Joaquim (SC). Essa pesquisa foi uma abordagem qualitativa, identificando possíveis indícios de Educação Ambiental, Cidadania Ambiental e Turismo Sustentável nos referidos PPPs. Verificou-se que esses documentos apresentam nenhum ou poucos indícios de Educação e Cidadania Ambiental, bem como de turismo sustentável.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANGOTTI, M. Educação infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento, Campinas: editora Alínea, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 1977.
BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 10. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 46 p. – (Série legislação ; n. 130).
BEE, H. A criança em desenvolvimento / trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, Editora Artmed, 7ª ed., 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, v.3, 1998. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2016.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Brasília, 1999. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2016.
CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental crítica, nomes e endereçamentos da educação. In: LAYARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA, p.13-24, 2004.
CHAPANI, D. T.; DAIBEM, A. M. L. Educação ambiental: ação-reflexão-ação no cotidiano de uma escola pública. In: TALAMONI, Jandira L. B. e SAMPAIO, Aloísio Costa. Educação Ambiental: da prática pedagógical à cidadania. São Paulo: Escrituras Editora, (Educação para a Ciência; 4). 2003.
CORDEIRO, W. C. A vitivinicultura em São Joaquim - SC: uma nova atividade no município. Dissertação mestrado. Florianópolis, 145p. 2006.
COSTA, A. F. A Pesquisa de Terreno em Sociologia, in J. M. Pinto/A. S. Silva (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais. Porto, Afrontamento, p.129-148. 1987.
DALLABONA, S. R.; MENDES, S. M. S. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v.1, n.4, p.107-112, 2004.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 8. ed. São Paulo: Global, 2003.
FREITAS, R. E.; RIBEIRO, K. C. C. Educação e percepção ambiental para a conservação do meio ambiente na cidade de Manaus uma análise dos processos educacionais no centro municipal de educação infantil Eliakin Rufino. Revista Eletrônica Aboré-Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo Manaus-Edição, v. 3, 2007.
GRAIDY, C.; KAERCHER, G.E. (org.) Educação infantil pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
HELDER, R. R. Como fazer análise documental. Porto, Universidade de Algarve, 2006.
ITURRA, R. A construção social do insucesso escolar. Lisboa, Escher. 1990.
KLOETZEL, K. O que é meio Ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1998.
LEFF, E. Ecologia, capital e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005.
LOUREIRO, C. F. B. Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, p.13-52. 2006.
REDE ACES. Red de Ambientalización Curricular de los Estudios Superiores. 2002. Disponível em: http://insma.udg.es/ambientalitzacio/web_alfastinas/castella/c_index.htm.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
ROWLAND, R. Antropologia, História e diferença. Porto, Afrontamento. 1987.
SÁ-SILVA, J.R.; DE ALMEIDA, C.D.; GUINDANI, J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v.1, n.1, 2015.
SANTA CATARINA, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Temas Multidisciplinares. Florianópolis: COGEN, 120 p. 1998.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 34ª ed. Revista. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.