RESILIÊNCIA EM UMA EDUCAÇÃO EMERGENTE: OS DETERMINANTES DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Janete Gonçalves ‎Turcatto, Janete Aparecida Jungles de Medeiros, Débora Passos Guimarães, Vera Lúcia Simão

Resumo


aprender a ser resiliente é uma forma de preservar a qualidade de vida docente como fator inegociável, evidenciado um ambiente de trabalho colaborativo, feliz, respeitoso, partilhado, de autocuidado e bem-viver. Cada situação, com características e singularidades próprias, oportuniza aprendizados a partir da inter-relação entre diferentes elementos, contextos, realidades, sujeitos. Dessa forma, objetivo deste estudo consiste em descrever  sobre resiliência em uma educação emergente e os determinantes da saúde e da qualidade de vida docente na educação básica. Metodologicamente, o estudo se caracteriza por pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi elaborado o Estado da Questão e, com os dados coletados, foi realizada a fase de composição do argumento. Para sua elaboração nesta pesquisa, optou-se por utilizar os descritores organizados entre aspas e o Operador Booleano AND. A busca foi realizada em meio eletrônico na base de dados Google Acadêmico. Como resultado, destacaram-se elementos importantes sobre a qualidade da vida docente frente às emergências diárias, como o espaço físico, cenário de convívios sociais e lazer, as atividades de prevenção e promoção da saúde a partir de oficinas oferecidas de meditação guiada, yoga, musicoterapia e dança, e o ambiente psicossocial do trabalho como fator determinante da saúde e da qualidade de vida docente na educação básica. Além destes determinantes, incentivar atividade física regular, equilíbrio psicológico, ambiente de trabalho positivo, boas relações sociais, melhoria de salários, redução da carga horária, incentivo e apoio no dia a dia escolar. Outrossim, contemplar temáticas nos processos de formação continuada de professores, que valorizem o sujeito na sua inteireza do ser, multiculturalidade e singularidade, bem como o cuidado e o autocuidado.


Palavras-chave


Resiliência; Saúde e da Qualidade de Vida. Docente na Educação Básica

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