ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTADO DO CONHECIMENTO
Resumo
O artigo objetiva apresentar um levantamento teórico-metodológico sobre as seguintes categorias de pesquisa: organização do trabalho, saúde mental e bem-estar psicossocial relacionado ao trabalho na educação superior, em particular dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s), tendo como suporte teórico de base a Psicodinâmica do Trabalho, a partir dos estudos de Dejours (1986; 1987). Com enfoque qualitativo, o estudo se utilizou de procedimentos como pesquisa bibliográfica/documental para coleta de dados. Foram utilizadas as bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com recorte temporal de 2017 a 2021. Foram analisados um total de 14 trabalhos: Costa (2021); Apria (2021); Guedes (2021); Dutra (2021); Teixeira (2021); Silva (2021); Faria (2020); Sampaio Júnior (2020); Ávila (2020); Medeiros (2019); Mota (2018); Brandão (2018) e Moreira (2018).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
APRIA, Giovana Rodrigues Dall. Análise do nexo causal entre atividade desenvolvida e doença ocupacional/afastamentos médicos de servidores técnico- administrativos em educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso, 2021
ÁVILA, Alice Baldez de. Prevalência de sintomas ansiosos e fatores associados em técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Dissertação de Mestrado. Programa de Pos-Graduação em Saúde Pública, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande, 2020.
AZAMBUJA, Antonio Augusto da Silva. A Carreira dos Servidores Técnicos Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior: do PUCRCE ao PCCTAE (1985 A 2007). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pelotas, 2018.
BRANDÃO, Julius Christie de Araujo. Organização do trabalho e mobilização subjetiva: entre o prescrito e o real do trabalho dos assistentes em administração de uma IFES. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, 2018.
CARLOTO, Andréa Fão. Trabalho e adoecimento em uma instituição federal de ensino superior: primeiras aproximações. Anais do III Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis – 13 e 14 de novembro de 2019.
COSTA, Taiani Corrêa da. As relações entre a justiça e o entrincheiramento organizacional com a saúde do servidor da UFSM. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão de Organizações Públicas, Universidade Federal de Santa Maria, 2021.
DEJOURS, Christophe. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde. 14(54), 1986, p. 7-11.
DEJOURS, Christophe. Note de travail sur la notion de souffrance. In: DEJOURS, Christophe (org.) Plaisir et souffrance dans le travail. Paris: CNRS/Pirttem, 1987.
DEJOURS, Christophe. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. In: CHANLAT, Jean-François. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1993. p. 149-173.
DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: FGV Ed, 1999a.
DEJOURS, Christophe. Conferências brasileiras: identidade, reconhecimento e transgressão no trabalho. São Paulo: Fundap: EAESP/FGV, 1999b.
DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elizabeth.; JAYET, Christian. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 2010.
DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: Estudo de psicopatologia do trabalho. 6a. Edição. São Paulo: Cortez, 2015.
DEMYTTENAERE, K. et. al. Prevalence, severity, and unmet need for treatment of mental disorders in the World Health Organization World Mental Health Surveys.JAMA: The Journal of the American Medical Association, United States, v. 291, n. 21, p. 2581-2590, June 2004.
DUNKER, Christian et al. Para uma arqueologia da psicologia neoliberal brasileira. In: SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelson; DUNKER, Christian (Orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
DUTRA, Jeane da Costa. Prevalência de depressão em técnicos administrativos em educação de uma universidade federal no extremo sul do Brasil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande, 2021.
FARIA, Thaís Emmanuelle Mesquita Hermes. Saúde mental do trabalhador em instituição federal de ensino superior: estratégias e fortalecimento do cuidado. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Lavras, 2020.
FREITAS, Kleryson Saraiva. Prazer e sofrimento no trabalho: Um estudo com os servidores técnicos administrativos do IFTO - Campus Palmas. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação (Mestrado) Profissional em Gestão de Políticas Públicas, Universidade Federal de Tocantins, 2015.
GARCIA, Y. M. Qualidade de vida no trabalho segundo a percepção dos técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce). Organizações em Contexto, 13(26), 2017, p. 195-214.
GUEDES, Fabiana Bernardino de Oliveira. Qualidade de vida dos técnico- administrativos em educação como fator de formulação de políticas públicas em gestão de pessoas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Dissertação de Mestrado. Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Universidade Federal de Pernambuco, 2021.
LELES, L. C.; AMARAL, G. A. Prazer e sofrimento no trabalho de servidores públicos: estudo de caso com técnico-administrativos em educação. Revista Laborativa, 7(1), 2018, p. 53-73.
LEMOS, Thiago da Silva Duarte. Organização do trabalho e saúde mental: o caso dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação de um Instituto Federal. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior (PPGAES), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2023.
MARRAS, Jean Pierre; VELOSO, Henrique Maia. Estresse Ocupacional. Elsevier, 2011.
MATTOS, Cristiane Brum Marques de; SCHLINDWEIN, Vanderléia de Lurdes Dal Castel. "Excelência e Produtividade": novos imperativos de gestão no serviço público. Psicologia & Sociedade [online]. 2015, v. 27, n. 2. Acesso em: 14 jul. 2021, p. 322-331.
MEDEIROS, Lucélia Kelly Alencar de. Bem-estar subjetivo: a influência da avaliação cognitiva e afetiva na construção da saúde mental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2019.
MENDES, Ana Magnólia. Da psicodinâmica à psicopatologia do trabalho. In: MENDES, Ana Magnólia (org.). Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
MOREIRA, Helda da Silva. Vivências de prazer-sofrimento no trabalho de técnico- administrativos em educação de uma instituição federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Amazonas, 2018.
MOTA, Cynthia Araújo. A atividade de trabalho e o adoecimento psíquico em técnico- administrativos em educação. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Universidade Potiguar, 2018.
RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; MANCEBO, Deise. O Servidor Público no Mundo do Trabalho do Século XXI. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, vol.33 no.1 Brasília 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v33n1/v33n1a15.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.
ROIK, Anderson; PILATTI, Luiz Alberto. Psicodinâmica do Trabalho: uma perspectiva teórica. Anais do XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão. Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009.
SAMPAIO JÚNIOR, Marcos Flávio de Souza. Estresse ocupacional entre servidores técnico-administrativos em educação da universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Saúde, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2020.
SILVA, Silvana Moreira da. Espaços laborais e qualidade de vida no trabalho remoto dos técnicos administrativos educacionais: uma pesquisa exploratória no Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Instituto Federal do Paraná, 2021.
SIQUEIRA, Marcos Vinicius Soares; MENDES, Ana Magnólia. Gestão de pessoas no setor público e a reprodução do discurso do setor privado. Revista do Serviço Público, 60(3), p. 241-250, 2009. https://doi.org/10.21874/rsp.v60i3.25
SOUZA JÚNIOR, Renato César de. PCCTAE : uma análise do plano segundo o comportamento do técnico administrativo na carreira e sob a ótica dos gestores em uma universidade federal. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
TEIXEIRA, Mariana Barros. Risco de adoecimento e sentido do trabalho: a percepção de gestores técnico-administrativos em educação. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Universidade Federal de Viçosa, 2021.
TESSARINI JÚNIOR, Geraldo; SALTORATO, Patrícia. Somos os menores do Executivo... e os menores na instituição?: o cotidiano de trabalho de servidores técnico administrativos em uma instituição federal de ensino. XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020. Evento on-line - 14 a 16 de outubro de 2020.
TESSARINI JÚNIOR, G.; SALTORATO, P.; SIGAHI, T. F. A. C.; FONTES, A. R. M.; VIEIRA, M. H. P. Avaliação do contexto de trabalho em uma instituição federal de ensino: estudo com servidores da área de gestão de pessoas. Revista Gestão & Conexões, 9(1), 2020, p. 128-150.
TESSARINI JÚNIOR, Geraldo; SALTORATO, Patrícia. Organização do trabalho dos servidores técnico-administrativos em uma instituição federal de ensino: uma abordagem sobre carreira, tarefas e relações interpessoais. Cadernos EBAPE.BR [online]. 2021, v. 19, n. spe, p. 811-823. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120200236. Epub 20 Dez 2021. Acesso em: 17 ago. 2022.